Medium, a nova rede social dos fundadores do Twitter

Foto
A nova rede social tem traços de todas as suas antecedentes DR

Os fundadores do Twitter, Biz Stone e Evan Williams, anunciaram esta semana uma nova rede social. Chama-se Medium e promete ser um híbrido reunindo as melhores características de todas as plataformas lançadas desde o Blogger, em 1999, mas com padrões de qualidade superiores.

Desde 1999, a Internet percorreu um longo caminho, no entanto algumas coisas não mudaram assim tanto. A quantidade continua a imperar sobre a qualidade do que é produzido, no que toca às redes sociais. Esta é a opinião de Biz e Evan que se insprraram nesta concepção para criar a Medium. “Trata-se simplesmente de uma nova etapa evolutiva” afirma Evan Williams, um dos co-fundadores do Twitter, no comunicado de apresentação da rede social.

A Medium foi construída em volta do conceito de colecções. Sejam fotos, textos ou ligações externas, toda a informação vai aparecer compilada numa colecção e ordenada consoante o maior número de avaliações. Quem avalia são os outros utilizadores.

A rede social - que nasceu a 14 de Agosto - “foi desenhada para permitir às pessoas escolherem o nível de contribuição que eles preferem. Nós sabemos que a maioria das pessoas, na maioria das vezes, vão só ler e ver conteúdos [dos seus amigos], o que é legitimo. Se eles quiserem, podem indicar se algo é bom, dando um feedback para o criador da publicação, aumentando a probabilidade de outros verem a mesma publicação” descreve o co-fundador do Twitter.

No entanto, o que mais ressalta da página são as inegáveis características híbridas. As publicações são simples como no Tumblr, organizadas em colecções como no Pinterest, e dentro das colecções, as publicações são destacadas pelos leitores, como no Reddit.

Nem o botão mais conhecido do mundo escapou. O “gosto” do Facebook aparece aqui com um novo design e com o nome de “Isto é bom” ("This is good", no original), no canto inferior esquerdo da página.

Neste momento a página está na fase final de testes, mas é possível aceder e criar conta. Contudo é necessário ter uma conta Twitter – alguns traços umbilicais estão obviamente presentes.

Lançado em Março de 2006, o Twitter, rapidamente tornou-se um fenómeno mundial. Conta actualmente com cerca de 500 milhões de utilizadores activos mensalmente e integra a lista das 10 páginas da Internet mais acedidas no mundo. Tudo graças ao seu serviço de partilha de mensagens por texto, até 140 caracteres.

Sugerir correcção
Comentar