Impressora 3D constrói objectos bem sólidos a partir de areia

Transforma areia em pontes ou em pequenas estruturas tridimensionais, como peças de design. A tecnologia de "Stone Spray" foi desenvolvida pelo Instituto de Arquitectura Avançada da Catalunha e promete ser um potencial a explorar na arquitectura sustentável

Fotogaleria
O protótipo, composto por cinco eixos, pesa perto de 10 kg e é controlado através de um programa de computador DR
Fotogaleria
O protótipo, composto por cinco eixos, pesa perto de 10 kg e é controlado através de um programa de computador DR

O projecto “Stone Spray” consiste numa impressora tridimensional, alimentada por energia solar, que constrói estruturas sólidas, utilizando areia e uma espécie de cola que, misturados, solidificam os grãos de areia. Uma vez secos, os objectos criados a partir de areia podem ser tão sólidos como betão.

Criado pelos jovens arquitectos Petr Novikov, Inder Shergill e Anna Kulik, este mecanismo inovador pode ser utilizado para construir uma variedade de objectos, desde pequenos objectos tridimensionais a estruturas arquitectónicas sólidas e complexas, como pontes.

O protótipo, composto por um braço mecanizado de cinco eixos, pesa perto de 10 kg, e é controlado através de um modelo tridimensional, visualizado no computador.

Foto
O objectivo do projecto Stone Spray é evoluir para a construção de estruturas mais complexas DR

Mediante o tamanho do objecto, os jactos de spray são emitidos em diferentes formas. Por exemplo, se o objecto tem mais do que 30 milímetros, o spray é emitido em linha recta. Entre 30 a 60 milímetros, em espiral. E com mais de 60 milímetros, o jacto adquire um formato triangular.

Contudo, alguns objectos não são suficientemente sólidos e necessitam de estruturas de apoio, como de arame, para poderem ser suportados. Além disso, a construção a partir de areia ainda é um processo que demora algumas horas a concluír.

O robô foi desenvolvido sob a orientação dos investigadores Jordi Portell, Marta Male Alemany and Miquel lloveras, do Instituto de Arquitectura Avançada da Catalunha (IAAC), em Espanha, dedicado ao desenvolvimento de arquitectura sustentável.

Sugerir correcção
Comentar