Cidade antitouradas já tem arena para a corrida de domingo

Foto
A montagem da arena começou ontem. Hoje deve estar concluída PAULO PIMENTA

Bilhetes começaram ontem a ser vendidos. Prótoiro entrega hoje na PSP queixa por ameaças à integridade física de dirigentes seus

O dia 15 de Agosto de 2012 passou a ser, para a Prótoiro, Federação Portuguesa de Associações Taurinas, uma data simbólica que marcou o regresso das touradas a Viana do Castelo. O primeiro município antitouradas do país assistiu, ontem, ao início da instalação de uma arena amovível, em terrenos agrícolas da freguesia de Areosa. No domingo será palco da festa brava que a Prótoiro pretende promover, com "autorização" do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAFB), apesar de a câmara já ter remetido um recurso, com carácter de urgência, na tentativa de travar a providência cautelar que suspendeu o indeferimento municipal.

Os 2800 bilhetes disponibilizados pela organização foram ontem colocados à venda nos locais onde habitualmente se vendiam quando ainda se realizavam touradas e, nos últimos dias, foram feitas centenas de reservas. A divulgação da festa brava começou a ser feita na cidade e arredores. Os flyers promocionais começaram a circular enquanto nas redes sociais a polémica gerada nos últimos dias em torno da corrida já conduziu à formação de vários grupos. O movimento "Manifestação contra a Tourada em Viana" somava, ontem ao final da tarde, mais de 457 apoiantes do protesto que está a ser preparado para domingo.

Conscientes da contestação, a federação tem, desde ontem, na Areosa, pessoal encarregue de vigiar a arena "Ricardo Chibanga". "Os movimentos ecoterroristas em Portugal têm vindo a mobilizar-se, sobretudo nas praças do Norte, com actos de vandalismo. Nós, que estamos no terreno, sentimos isso na pele", afirmou Diogo Costa Monteiro, presidente da comissão executiva da Prótoiro.

As ameaças à integridade física dos responsáveis da Prótoiro também não param de chegar, quer via e-mail, quer através do facebook. Hoje mesmo, José do Carmo Reis irá participar o caso à PSP local, onde ontem, antes do arranque de montagem da arena, a federação entregou a decisão do TAFB que autoriza a corrida. O PÚBLICO não conseguiu apurar se, face a esta situação, haverá reforço policial para além do que já é habitual durante as Festas da Agonia, que começam amanhã e se prolongam até segunda-feira.

Apesar desta agitação a chegada do camião com a arena à veiga de Areosa, ao final da manhã, ocorreu sem percalços. Logo após o almoço, oito elementos da Prótoiro começaram a descarregar as estruturas metálicas sob o olhar, à distância, dos mais curiosos. Alguns populares abordaram mesmo os el