Cidade antitouradas já tem arena para a corrida de domingo

Foto
A montagem da arena começou ontem. Hoje deve estar concluída PAULO PIMENTA

Bilhetes começaram ontem a ser vendidos. Prótoiro entrega hoje na PSP queixa por ameaças à integridade física de dirigentes seus

O dia 15 de Agosto de 2012 passou a ser, para a Prótoiro, Federação Portuguesa de Associações Taurinas, uma data simbólica que marcou o regresso das touradas a Viana do Castelo. O primeiro município antitouradas do país assistiu, ontem, ao início da instalação de uma arena amovível, em terrenos agrícolas da freguesia de Areosa. No domingo será palco da festa brava que a Prótoiro pretende promover, com "autorização" do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAFB), apesar de a câmara já ter remetido um recurso, com carácter de urgência, na tentativa de travar a providência cautelar que suspendeu o indeferimento municipal.

Os 2800 bilhetes disponibilizados pela organização foram ontem colocados à venda nos locais onde habitualmente se vendiam quando ainda se realizavam touradas e, nos últimos dias, foram feitas centenas de reservas. A divulgação da festa brava começou a ser feita na cidade e arredores. Os flyers promocionais começaram a circular enquanto nas redes sociais a polémica gerada nos últimos dias em torno da corrida já conduziu à formação de vários grupos. O movimento "Manifestação contra a Tourada em Viana" somava, ontem ao final da tarde, mais de 457 apoiantes do protesto que está a ser preparado para domingo.

Conscientes da contestação, a federação tem, desde ontem, na Areosa, pessoal encarregue de vigiar a arena "Ricardo Chibanga". "Os movimentos ecoterroristas em Portugal têm vindo a mobilizar-se, sobretudo nas praças do Norte, com actos de vandalismo. Nós, que estamos no terreno, sentimos isso na pele", afirmou Diogo Costa Monteiro, presidente da comissão executiva da Prótoiro.

As ameaças à integridade física dos responsáveis da Prótoiro também não param de chegar, quer via e-mail, quer através do facebook. Hoje mesmo, José do Carmo Reis irá participar o caso à PSP local, onde ontem, antes do arranque de montagem da arena, a federação entregou a decisão do TAFB que autoriza a corrida. O PÚBLICO não conseguiu apurar se, face a esta situação, haverá reforço policial para além do que já é habitual durante as Festas da Agonia, que começam amanhã e se prolongam até segunda-feira.

Apesar desta agitação a chegada do camião com a arena à veiga de Areosa, ao final da manhã, ocorreu sem percalços. Logo após o almoço, oito elementos da Prótoiro começaram a descarregar as estruturas metálicas sob o olhar, à distância, dos mais curiosos. Alguns populares abordaram mesmo os elementos da organização que se encontravam no local para deixar expresso o seu apoio ao regresso das touradas.

A arena estará hoje montada, dando forma a uma praça de touros com cerca de 40 metros de diâmetro. Com capacidade para acolher 3300 pessoas, esta mesma estrutura já assegurou, este ano, cerca de 20 corridas de touros, essencialmente em cidades do Norte do país. Diogo Monteiro não escondeu a satisfação: "Este dia tem um certo simbolismo por repor a legalidade em Viana do Castelo. O que se passou aqui nos últimos anos foi uma censura cultural", sustentou.

Questionado sobre uma eventual reviravolta neste caso, devido ao recurso movido pelo município, Diogo Costa Monteiro afirmou não equacionar esse cenário. "Quando movemos a providência cautelar, os argumentos invocados pela Câmara já constavam do nosso requerimento. O Tribunal sabia que este terreno poderia estar situado numa zona protegida. Não concebo que haja uma reviravolta, mas se acontecer vamos estudar o caso".

Sugerir correcção