O iPhone 5 vem aí

O esforço tecnológico serve, em última instância, para melhorar as condições dos utilizadores. A Apple (e quase todas as marcas) está disposta a fazer esse esforço, mas só se significar lucros significativos

Siri em Português no iPhone 4S DR
Fotogaleria
Siri em Português no iPhone 4S DR
DR
Fotogaleria
DR

Quando saiu, como sempre, o iPhone 4S gerou controvérsia. Alguns diziam que era o melhor smartphone até então, outros diziam que estavam perante uma versão pouco evoluída daquilo que a Apple nos poderia ter oferecido. Para estes, na verdade não estávamos perante um novo iPhone.

 

A listagem das desilusões foi escrita a tempo. Nada disto conta para a Apple e à falta de melhor assunto para se discutir, especulou-se sobre o significado do S no novo iPhone. Significaria Steve? Speed? Special? Rapidamente passou a ser uma questão “interessante” e Tim Cook veio explicar (talvez tardiamente para alguns adeptos da marca) que o “S” significava Siri.

 

A assistente pessoal foi a bandeira do iPhone 4S e a prometida comunicação homem/máquina parecia interessante nos anúncios publicitários. Mais percebeu-se que a Siri não era tão interessante quanto isso. A “compreensão” da assistente por vezes não era a melhor, tinha limitações fora dos EUA e estava restringida a 4 línguas.

 

Foi na limitação linguística que muitos trabalharam. Pedro Franceschi, com 15 anos, demorou 3 dias a apresentar-nos a Siri em português. Este jovem fez em pouco tempo aquilo que a Apple ainda não fez (e já lá vai um ano).

 

O esforço tecnológico serve, em última instância, para melhorar as condições dos utilizadores. A Apple (e quase todas as marcas) está disposta a fazer esse esforço, mas só se significar lucros significativos.

 

Haverá alguma actualização gratuita para os compradores do 4S? Veremos. Isso implicaria quebra na venda dos novos hardwares e isso é um problema porque a Apple conta vender 250 milhões de smartphones. Como estamos, já não interessa tanto saber se a Apple chegará ao record de vendas. Importa antes saber se cumprirão as expectativas dos mais exigentes.

 

Para começar, quando anunciarem que o iPhone 5 traz “a Siri finalmente em português”, poderemos ignorar… graças a um miúdo de 15 anos.

Sugerir correcção
Comentar