Vários atentados no Afeganistão causam pelo menos 45 mortos
Em Zaranj, na província de Nimroz, já junto à fronteira com o Irão, houve explosões em quatro sítios diferentes, incluindo um mercado onde muitas pessoas já faziam as compras para a celebração do fim do Ramadão, no domingo. “Tivemos a confirmação de que 21 civis e 15 membros das forças de segurança foram mortos nos ataques e que mais de 66 pessoas ficaram feridas”, disse à AFP o governador local, Abdul Karim Brahawi.
Os ataques foram perpetrados por cinco bombistas suicidas, adiantou Brahawi. “Dois foram abatidos pelas forças de segurança e outros três fizeram-se explodir em sítios diferentes, nomeadamente perto de um hospital”.
A província de Nimroz é habitualmente calma, ao contrário da província vizinha de Helmand, onde já decorreram vários ataques ao longo deste ano e que é considerada um bastião dos rebeldes taliban. Foi em Nimroz que, ainda na semana passada, 11 polícias afegãos foram mortos por um dos seus colegas.
Num outro ataque, em Kunduz, morreram pelo menos nove pessoas numa explosão no mercado local e 36 ficaram feridas. O engenho explosivo terá sido colocado numa motorizada e detonado à distância, adiantou à AFP Lal Ahmadzai, porta-voz da polícia local.
Nos primeiros seis meses deste ano os atentados no Afeganistão causaram a morte de 1145 civis e 1954 feridos, segundo um relatório da ONU divulgado na semana passada.