Nova espécie de insecto descoberta em foto no Flickr

Foto
O insecto foi encontrado na Malásia. DR

A Internet é um dos meios de divulgação científica mais utilizados, mas o entomologista Shaun Winterton conseguiu pela primeira vez descobrir uma nova espécie através deste meio. Enquanto observava fotos de insectos publicadas no Flickr, a rede de armazenamento e partilha de fotografias online, o norte-americano descobriu uma nova espécie.

Shaun Winterton, que trabalha no Departamento de Agricultura e Alimentação da Califórnia, nos Estados Unidos, pesquisava imagens de insectos no Flickr, quando um insecto captou a sua atenção. Tratava-se de um Chrysoperla – um insecto já conhecido -, mas este tinha um aspecto diferente, o que intrigou o investigador. O corpo tinha uma fina rede de linhas pretas e pintas azuis – características até então nunca registadas.

Isto levou Winterton a entrar em contacto com o autor das fotografias, interrogando-o sobre o sítio onde tinham sido captadas as imagens. Após o sucesso do contacto com o fotógrafo, levou a cabo uma expedição no sentido de capturar um exemplar no mesmo local da fotografia – Malásia -, tentando comprovar que se tratava de uma nova espécie.

Depois da captura, o insecto foi levado para o Museu de História Natural de Londres para que fosse examinado o espécime e comparado com outros insectos já descobertos, comprovando as suspeitas do norte-americano. Tratava-se mesmo de uma nova espécie do pequeno animal.

A nova espécie de Chrysoperla, foi baptizada de semachrysa jade, e é natural da Malásia. São pequenos insectos com asas muito frágeis. Vivem em habitats variados, mas preferem florestas tropicais.

Sugerir correcção
Comentar