Torna Viagem

Foto

O Moscatel de Setúbal é um dos grandes vinhos do mundo mas infelizmente poucos o conhecem, poucos o valorizam, poucos lhe atribuem os pergaminhos de um dos ícones globais entre os vinhos generosos de Portugal e do mundo. Se a maioria não sente qualquer dificuldade em colocar os vinhos do Porto e da Madeira entre a elite mundial, entre os melhores e mais originais vinhos do mundo, poucos se sentem inclinados para classificar os vinhos Moscatel de Setúbal no mesmo patamar.

E no entanto bastaria dar a provar alguns dos vinhos Moscatel de Setúbal, mesmo das colheitas mais recentes, para transformar o estado de espírito dessa essa imensa maioria ruidosa, para mudar a percepção e os preconceitos instalados. Se alguém se mostrasse mais recalcitrante, com dificuldade em se inclinar perante as evidências, então bastaria mostrar algumas das grandiosas colheitas do passado, Moscatel já moldados pelo tempo e pelos muitos anos de estágio em pipa e em garrafa, obras primas da natureza e do homem.

Mas se por alguma provocação de teimosia absurda alguém ousasse conservar receios e suspeições perante as evidências das colheitas antigas bastaria dar a mostrar um dos poucos exemplares sobreviventes dos Moscatel Torna Viagem para de uma vez dissipar qualquer dúvida sobre a magnificência dos Moscatel de Setúbal.

Como todas as grandes histórias da vida e do vinho, a gesta do Torna Viagem é ao mesmo tempo uma história de coincidências, surpresas, candura, fé e engenho. A história conta-se numa penada e é pertença integral do património histórico da firma José Maria da Fonseca, um dos "gigantes" de Setúbal, o produtor mais antigo, mais prestigiado e com maior tradição na elaboração dos Moscatel de Setúbal.

O Moscatel Torna Viagem foi descoberto de forma empírica pela empresa José Maria da Fonseca há mais de um século. Na época em que os grandes navios veleiros sulcavam os oceanos numa azáfama de transporte e comércio, era prática comum embarcar vinhos à consignação. Vinhos com comprador incerto, vinhos sem destino acordado, vinhos em aventura comercial, entregues aos comandantes dos grandes veleiros na esperança de uma venda que resultasse satisfatória para todos. Nem sempre os comandantes dos navios tinham sorte, engenho ou arte para vender todos os vinhos transportados. No regresso a Portugal, depois de uma viagem que poderia demorar muitos meses, os vinhos não comercializados terminavam devolvidos à casa mãe, depois de uma viagem que os tinha levado a atravessar a linha do equador por duas ou mais vezes. Vinhos acabados de sofrer as agruras de viagens que por vezes se revelavam épicas, com mudanças contínuas e bruscas de temperatura, com o balanço do mar, com a agressividade das vagas salgadas, com a inclemência dos elementos, com a passagem pelo equador, em viagens que à partida pareceriam pouco recomendáveis para qualquer vinho do mundo.

E no entanto, para estupefacção geral e completa surpresa científica, os vinhos que retornavam a Setúbal depois de uma viagem nestas condições tão constrangedoras evidenciavam uma qualidade muitíssimo superior aquela que tinham no momento do embarque. Por um azar comercial que ninguém desejava, a José Maria da Fonseca começava a perceber, por simples dedução lógica e factual, que as viagens longas, as passagens pelos trópicos, as constantes cambiantes de temperatura, a oscilação e a oxidação provocada pelas amplitudes térmicas, bem como a salinidade do mar melhoravam o vinho. Foi assim, por um feliz acaso, que nasceu a lenda e a reputação dos Moscatel Torna Viagem, os vinhos Moscatel devolvidos à procedência que ganhavam com uma viagem comercial infrutífera ao Brasil, África ou Índia. Ainda hoje se conservam algumas garrafas preciosas dos Moscatel Torna Viagem em garrafeiras particulares, em algumas lojas ou em vendas em leilão, bem como nas caves particulares da José Maria da Fonseca, relíquias silenciosas de uma época gloriosa da navegação marítima. São vinhos portentosos, vinhos inigualáveis que retratam um dos melhores vinhos generosos do mundo, um vinho tão pouco conhecido entre nós.

Em 2000, aproveitando as comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil e a viagem do Navio Escola Sagres a terras de Vera Cruz, a José Maria da Fonseca decidiu embarcar seis pipas de seiscentos litros cheias com o Moscatel de Setúbal da colheita de 1984, aproveitando a ocasião histórica para recriar estes monumentos do passado, renovando uma tradição com mais de um século. Para poder aferir das diferenças e consequências de tal viagem, para servir como contraste aos vinhos embarcados, a casa decidiu conservar alguns cascos do mesmo vinho na adega de Azeitão, apresentando-se como testemunho das variações sofridas pelo novo Moscatel Torna Viagem. Depois de uma viagem de cerca de três meses o navio escola Sagres regressou a Portugal com as preciosas pipas como testemunha, com os vinhos embarcados e mal tratados em duas passagens pelo equador, podendo assim aquilatar-se sobre a evolução dos vinhos embarcados e do vinho testemunha. Segundo a José Maria da Fonseca um dia estes vinhos serão engarrafados e colocados no mercado, numa decisão que caberá à próxima geração ou a gerações futuras, para gáudio de um pequeno grupo de aficionados que se maravilha perante a grandeza dos grandes vinhos Moscatel de Setúbal.

A experiência foi tão bem sucedida que a viagem acabou por ser recriada mais vezes, sempre na companhia do Navio Escola Sagres, com a novidade de em viagens subsequentes terem sido embarcadas pipas de Moscatel de Setúbal e de Moscatel de Setúbal Roxo, permitindo retirar explanações ainda mais alargadas.

Sugerir correcção