A Capella Duriensis dá o salto

Foto
FERNANDO VELUDO/ N FACTOS

Jonathan Ayerst quis trazer para o Porto a prestigiada tradição coral do Reino Unido. Agora, faz o movimento contrário: a sua Capella Duriensis vai às catedrais de Wells e Bristol.

Ao longo dos últimos 12 anos, Jonathan Ayerst tornou-se conhecido dos melómanos portugueses como pianista do Remix Ensemble Casa da Música, mas recentemente resolveu lançar-se numa nova aventura. Em 2010 criou a Capella Duriensis, um ensemble especializado na música coral a cappella que conseguiu apresentar em pouco tempo um repertório de mais de meia centena de obras (desde a Idade Média até à actualidade) e obter o reconhecimento do meio musical. Logo nesse ano, os quatro programas de música medieval para o Advento registados pela Antena 2 deram origem a convites para novas gravações transmitidas pela União Europeia de Radiodifusão; agora, a partir de segunda-feira e até dia 26, o grupo será o coro residente das catedrais de Bristol e de Wells, no Reino Unido, com um repertório constituído por cânticos anglicanos e por polifonia portuguesa dos séculos XVI e XVII.

O facto de ser assistente do maestro Paul Hillier na direcção do Coro Casa da Música deixava antever a paixão de Jonathan Ayerst pela música vocal, mas esta prende-se também com um regresso às origens. "A minha primeira formação musical deve-se à escola do coro da catedral de Wells e antes de começar a estudar piano já cantava em coros profissionais", diz o pianista e maestro britânico ao Ípsilon. "Era uma prática a nível profissional, pois tínhamos interpretações diárias e fizemos várias digressões, incluindo os Estados Unidos e o Canadá. Por volta dos 20 anos decidi tornar-me pianista, mas a memória dessa experiência voltava sempre que tinha de trabalhar com cantores." Alguns dos jovens cantores que foi conhecendo no Porto reconheceram essa familiaridade e procuravam-no frequentemente com propostas de repertório. Foi assim, quase por acaso, que a Capella Duriensis começou.

"Inicialmente formei um grupo que pudesse cantar nas igrejas do Porto. Podia ter ficado por aí, mas senti que havia potencial para um conjunto profissional", explica. Um dos objectivos de Jonathan Ayerst consistia em criar um repertório amplo de forma rápida. "Não queria que as pessoas ficassem presas à mesma peça durante imenso tempo, mas que desenvolvessem as capacidades de leitura e a versatilidade de estilos", continua. "Se não conseguirmos ler música fluentemente é muito difícil trabalhar. Grupos deste género existentes em França, na Alemanha ou em Inglaterra não têm mais do que um ou dois ensaios para um programa, ninguém está à espera que lhe ensinem as notas."

Os ensembles vocais especializados em música de épocas específicas são numerosos a nível europeu e têm frequentemente um nível extraordinário, mas Jonathan Ayerst prefere que a Capella Duriensis não tenha especialização. Os programas incluem repertórios tão diversos como a música ortodoxa russa do século XIX, cantos litúrgicos antigos da Europa Ocidental, polifonia da Renascença portuguesa, música folclórica da Europa de Leste e música litúrgica do século XX. "Quero também poder fazer peças contemporâneas com electrónica e encomendar novas obras; temos um projecto com o percussionista Nuno Aroso." A longo prazo, a Capella Duriensis pretende gravar uma antologia de polifonia portuguesa, mas no próximo ano o trabalho será especialmente centrado na música medieval. "É um treino fantástico. Para cantores habituados a fazer Lied ou ópera, interpretar um solo de canto gregoriano é uma grande disciplina."

Programa de imersão

Ayerst tinha-se apercebido de que a formação dos cantores em Portugal era muito direcionada para a ópera e para carreiras a solo, impedindo muitas vezes outro tipo de prática musical. "Não se pode cantar uma balada de Machaut ou uma peça medieval como se fosse uma ária de Puccini! Os cantores de ópera têm imensos ensaios para cada produção, o que não encoraja a exposição a uma grande quantidade de repertório." O músico britânico recorda que em Inglaterra existe uma forte tradição coral associada às escolas de música ligadas às catedrais que perdurou até à actualidade. Em Portugal havia um tipo de prática similar nos séculos XVI e XVII, mas foi quebrada com Liberalismo no século XIX e a extinção das ordens religiosas.

"Nem todos os membros dos coros das catedrais inglesas se tornam músicos profissionais, mas é um grande treino", argumenta. Por isso entre os projectos pedagógicos da Capella Duriensis encontra-se a recuperação dessa tradição. "A minha ideia é podermos colaborar com escolas de modo a que as crianças sejam expostas a este repertório: explicar-lhes como decifrar uma partitura de canto gregoriano, levá-las a conhecer um mosteiro, falar-lhes da vida musical na Idade Média e no Renascimento e depois e dar-lhes a oportunidade de cantar com a Capella Duriensis. As crianças com formação musical poderão facilmente cantar a linha superior de um motete e apresentar-se em concerto connosco."

É também na sequência da aproximação à maneira de trabalhar dos coros britânicos que surge a digressão às catedrais de Bristol e de Wells, apoiada pelo Instituto Camões, a partir do dia 13. "Sempre tive a ambição de pôr a Capella Duriensis num ambiente anglicano, não porque eu seja um grande anglófilo, mas pela experiência enriquecedora de preparar um programa diferente todos os dias", conta Ayerst. "Diariamente faremos um ensaio na escola do coro de Wells e seguir vamos para a catedral, onde cantamos uma missa completa e um serviço litúrgico de 45 minutos que inclui responsórios, o Magnificat, o Nunc Dimittis, hinos e cânticos anglicanos. Aos domingos temos de fazer três cerimónias e. além de ter de revelar rapidez na preparação das obras, o coro tem de ser fluente no inglês do século XVI."

Ao lado da música inglesa do período isabelino da autoria de compositores como Taverner, Gibbons ou Weelkes, a Capella Duriensis cantará obras dos portugueses Pedro do Porto, Duarte Lobo e Frei Manuel Cardoso, entre outros, e fragmentos de canto cisterciense. "Será uma oportunidade única para divulgar a música portuguesa num ambiente anglicano, ao mesmo tempo que os cantores portugueses vão mergulhar verdadeiramente na experiência coral britânica, com os seus mais de oito séculos de história."

Sugerir correcção