Aeroporto de Edimburgo censurou Picasso por um dia

Quadro que mostra uma mulher nua motivou algumas queixas de passageiros do aeroporto escocês, que decidiu tapá-lo. Mas houve também quem não gostasse da censura

O quadro “Mulher nua numa poltrona vermelha”, de Picasso, abriu portas à polémica DR
Fotogaleria
O quadro “Mulher nua numa poltrona vermelha”, de Picasso, abriu portas à polémica DR
DR
Fotogaleria
DR

Na terça-feira, dia 7, o aeroporto de Edimburgo pôs um pano branco sobre o poster do quadro “Mulher nua numa poltrona vermelha”, de Pablo Picasso, e abriu portas à polémica.

A acção foi uma resposta aos protestos de algumas pessoas que se mostraram chocadas e apresentaram queixas por ver uma imagem de uma mulher nua em pleno aeroporto.

A John Leighton, director geral da Galeria Nacional de Arte Moderna da Escócia, chegou entretanto um pedido do aeroporto: se poderia enviar outra imagem, “menos controversa” para substituir a exposta, que fazia promoção a uma exposição do famoso pintor na cidade.

Aeroporto reviu decisão

Um pedido “bizarro”, reagiu John Leighton, que defendeu que “todos os tipos de imagens de mulheres vestidas ou despidas podem ser usadas na publicidade contemporânea sem comentários”.

Um dia depois – e debaixo de uma tempestade de críticas online –, o aeroporto voltou atrás e a “Mulher nua” voltou a estar à vista de todos. “Nós revimos a nossa decisão original e reinstalamos a imagem”, explicou um porta-voz do aeroporto.

"Estamos felizes por voltar a exibir a imagem no terminal e gostaríamos de pedir desculpa, particularmente aos organizadores da exposição, pela confusão”, completou.

A mesma imagem tinha sido exibida no metro de Londres, há alguns meses, quando a exposição passou pelo Tate Modern, e sem qualquer polémica envolvida. A exposição pode ser visitada em Edimburgo até ao dia 4 de Novembro.

Sugerir correcção
Comentar