Londres: os táxis negros vão tornar-se “verdes”

O Nissan NV200, um táxi eléctrico e em formato carrinha, vai entrar em circulação até 2014 e tem zero emissões de dióxido de carbono

Foto
Espera-se que este novo modelo entre em circulação até 2014

O "mayor" de Londres, Boris Johnson, apresentou esta semana o primeiro protótipo da nova frota de táxis londrina, com preocupação ecológica. O Nissan NV200 vai entrar em circulação até 2014 e tem zero emissões de dióxido de carbono.

Os táxis negros com um estilo e subtileza clássica são umas das imagens de marca da cidade de Londres, em Inglaterra. Contudo, também são um dos responsáveis pelos níveis de poluição que a cidade enfrenta. Dado isto, o município de Londres procurou novos modelos mais ecológicos para o transporte de passageiros na cidade.

A marca de automóveis Nissan prometeu a Londres um táxi eléctrico, em formato carrinha, para que seja possível eliminar 20% da poluição causada pelos seus 22.000 veículos, mantendo alguns dos traços mais típicos – a cor, as portas de correr e os vidros fumados.

Andy Palmer, vice-presidente executivo da Nissan, descreveu ao jornal britânico "The Guardian" que "o modelo NV200 vai ter um motor eléctrico, sem emissões de dióxido de carbono, e será capaz de percorrer até 321 quilómetros por dia.

"Para tal, os veículos terão de passar a noite, ou dia, a carregar as baterias e ainda contar com mais meia hora de abastecimento no meio do dia. O novo modelo vai também ser produzido numa versão com motor a diesel, com uma eficiência energética que a empresa defende como sendo 50% superior a outros motores. 

As versões eléctricas dos táxis vão ser construídas em Barcelona e espera-se que entrem em circulação até 2014. No entanto, outros membros da assembleia municipal da cidade levantam questões quanto à viabilidade da mudança repentina, pois ainda existem poucos postos de abastecimento eléctrico na cidade. Ao mesmo tempo, a Nissan está a adaptar o mesmo modelo, mas em tons de amarelo, para as cidades de Nova Iorque e Tóquio.

Sugerir correcção
Comentar