Ele colecciona coleccionadores de disco de vinil

Eilon Paz já fotografou 40 coleccionadores. Em Setembro parte para uma viagem de dois meses em busca de mais histórias. Já há um site e vai haver um livro

Foto
Alejandro colecciona vinis com capaz bizarras Eilon Paz/Dust & Grooves

Em 2008, Eilon Paz começou um projecto de arte fotográfica sobre a arte do vinil e os seus apreciadores, partilhando as descobertas que ia fazendo no site Dust & Grooves. Agora, o fotógrafo quer transformar o site num livro e, para isso, quer conhecer mais coleccionadores, estando a planear uma viagem pelos EUA.

 

Foi em Nova Iorque que surgiu a inspiração para o projecto Dust & Grooves. Quando Eilon Paz, fotógrafo natural de Israel, aterrou ali, e se deparou com uma cidade onde existia uma caça ao vinil, percebeu que poderia juntar as suas duas grandes paixões: fotografia e música.

Foto
O coleccionador Joe Bussard tem mais de 15 mil vinis Eilon Paz/Dust & Grooves

 

Há cinco anos, vasculhando entre o pó de caves e sótãos de fãs do vinil e ouvindo os ritmos dos seus discos favoritos, Eilon Paz começou a entrevistar e a fotografar coleccionadores de vinis, quase sempre nos quartos onde estes guardam as suas colecções. Para partilhar as descobertas musicais que ia fazendo e as histórias de quem ia encontrando, criou o site com o mesmo nome do projecto.

 

Muitos dos coleccionadores que estão presentes no Dust & Grooves acreditam que um vinil não é apenas um disco: é uma obra de arte, desde a capa ao seu conteúdo. Entre jornalistas, camionistas, presidentes de editoras discográficas, djs e estilistas que não deixam de rodar o vinil, Eilon Paz já entrevistou e fotografou 40 pessoas (vê a galeria).

 

Uma viagem pela história musical dos E.U.A.

O artista passou por locais tão diferentes como Israel, Argentina, Europa e Turquia. No Gana, o responsável conheceu Philip Osei Kojo, um homem com 80 anos e que, até àquela altura, por causa de um gira-discos avariado, não ouvia os seus vinis há 30 anos. Já nos E.U.A., onde vivem a maioria dos coleccionadores que fotografou, Eilon Paz conheceu, por exemplo, Joe Bussard, que possui mais de 15 mil discos.

 

Mas o fotógrafo quer, agora, ir mais fundo na cena musical americana e "escavar" as raízes de alguns géneros, como o jazz de Nova Orleãs e o country de Nashville. Numa viagem pelos EUA que começará em Setembro, o artista espera conhecer mais 30 personagens únicas que não se desligam do vinil por mais anos que passem. São quase 18 mil quilómetros que vão ser percorridos durante dois meses. O objectivo final é juntar algumas das histórias e fotografias de coleccionadores de vinis que descobriu aos que já partilhou no site e criar o Dust & Grooves: The Book.

 

Para fazer esta viagem pela história da música e publicar este livro, Eilon Paz lançou uma campanha no Kickstart. O fotógrafo precisava de 27 mil dólares (cerca de 22 mil euros), sobretudo, para pagar a publicação do livro, mas também para as despesas da viagem e do realizador que o vai acompanhar e documentar todo o percurso. Faltam oito dias para o fim da campanha e o projecto já arrecadou quase 29 mil dólares (cerca de 23 mil euros). O lançamento do livro está previsto para Abril de 2013.

Sugerir correcção
Comentar