Árbitro deu vitória a boxeur que foi seis vezes ao chão e acaba expulso

Foto
Momento em que o ábritro declara vencedor o lutador errado Fotos: Murad Sezer/Reuters

Um árbitro do Turquemenistão foi expulso da corrente edição dos Jogos Olímpicos após uma decisão que causou escândalo em Londres e nos meios ligados à modalidade.

No combate que opunha um atleta do Azerbaijão e um japonês, o juiz Ishanguly Meretnyyazov deu a vitória ao primeiro, apesar de este ter sido derrubado seis vezes pelo concorrente asiático. A federação internacional da modalidade dispensou o árbitro com efeitos imediatos.

O árbitro em causa está "a caminho de casa", afirma a federação mundial (AIBA) num comunicado divulgado após o combate que opôs Magomed Abdulhamidov (Azerbaijão) e Satoshi Shimizu (Japão). "Lamento muito a decisão que teve de ser tomada", declarou o presidente da AIBA, Wu Ching-Kuo. "Porém, a nossa preocupação foi e será sempre a protecção da integridade e do fair play nas nossas competições. Farei todos os esforços para assegurar essas condições", acrescentou o mesmo responsável, em declarações citadas pela agência norte-americana Associated Press.

Durante o combate, a contar para a categoria de 56kg, Abdulhamidov foi ao solo seis vezes. Mesmo assim foi declarado vencedor (22-17) quando toda a gente esperava que o triunfo fosse atribuído ao japonês, que não escondia a alegria no fim do combate, nem a fúria quando o árbitro Meretnyyazov levantou o braço do adversário, declarando-o vencedor.

A decisão acabou por ser revogada na quarta-feira à noite (o combate realizou-se há dois dias), após um protesto da equipa japonesa, que passou o combate a criticar o árbitro, que chegou ao ponto de ajudar o atleta do Azerbaijão caído no chão. A AIBA diz que o juiz deveria ter contabilizado pelo menos três quedas no solo e parado o combate.

Esta não foi a única polémica no torneio olímpico, nem a única expulsão. A AIBA também mandou para casa o técnico Aghajan Abiev, do Azerbaijão, e suspendeu o juiz alemão Frank Scharmach, por cinco dias. O organismo mundial que regula o boxe não revelou as razões da expulsão do técnico, limitando-se a informar que ele "violou um conjunto de regras do código de conduta".

Quanto ao árbitro alemão, teve decisões polémicas num combate em que acabou por desqualificar o iraniano Ali Mazaheri, que defrontou o cubano Jose Larduet Gomez.

Sugerir correcção
Comentar