North Atlantic vai agora ser exibido no Festival de Veneza
Foto
North Atlantic vai agora ser exibido no Festival de Veneza

Bernardo Nascimento entre os dez melhores do festival de cinema do Youtube

A curta "North Atlantic", estreia de Bernardo Nascimento na realização, é finalista do festival criado por Ridley Scott. Português tem presença garantida no Festival de Veneza

"North Atlantic", a estreia de Bernardo Nascimento na realização, está entre os dez finalistas do Your Film Festival, o primeiro festival de Cinema no YouTube, criado por Ridley Scott.

A curta, que no ano passado foi distinguida no Curtas Vila do Conde com o prémio de melhor fotografia, foi inicialmente seleccionada entre cerca de 15 mil propostas para o lote dos 50 semifinalistas e depois de uma votação pública conseguiu então ficar entre os finalistas.


Esta é a única produção de origem portuguesa em competição no festival de cinema que decorre online, no YouTube, e ao entrar para a lista de finalistas, Bernardo Nascimento já garantiu a presença no Festival de Veneza. É que a entrada na lista vale automaticamente a presença naquele festival, o mais antigo de cinema do mundo, que acontece no Lido, entre 29 de Agosto e 8 de Setembro.

Grande vencedor anunciado em Veneza

A escolha do vencedor, a quem será dada a oportunidade de realizar um filme com um orçamento de 500 mil dólares (cerca de 400 mil euros) produzido por Ridley Scott e com o actor Michael Fassbender, está assim a cargo destes dois intervenientes (Scott e Fassbender, que trabalharam recentemente juntos em "Prometheus"). A escolha é anunciada durante o festival.


"North Atlantic" conta, em cerca de 15 minutos, a história de um controlador aéreo numa ilha açoriana, que entra em contacto com um piloto perdido sobre o Atlântico.


O filme é uma co-produção luso-britânica e o facto de ser finalista nesta primeira edição do Your Film Festival não é uma surpresa completa, uma vez que a obra de Bernardo Nascimento já foi exibida em mais de 40 festivais, tendo sido já distinguida com nove prémios – em Portugal, Itália, EUA, Japão e Polónia – e uma menção honrosa.


Entre os finalistas estão dois filmes norte-americanos, dois australianos, um boliviano, um brasileiro, um libanês, um egípcio e um espanhol.