Bernardo Nascimento entre os dez melhores do festival de cinema do Youtube

A curta "North Atlantic", estreia de Bernardo Nascimento na realização, é finalista do festival criado por Ridley Scott. Português tem presença garantida no Festival de Veneza

Foto
North Atlantic vai agora ser exibido no Festival de Veneza

"North Atlantic", a estreia de Bernardo Nascimento na realização, está entre os dez finalistas do Your Film Festival, o primeiro festival de Cinema no YouTube, criado por Ridley Scott.

A curta, que no ano passado foi distinguida no Curtas Vila do Conde com o prémio de melhor fotografia, foi inicialmente seleccionada entre cerca de 15 mil propostas para o lote dos 50 semifinalistas e depois de uma votação pública conseguiu então ficar entre os finalistas.


Esta é a única produção de origem portuguesa em competição no festival de cinema que decorre online, no YouTube, e ao entrar para a lista de finalistas, Bernardo Nascimento já garantiu a presença no Festival de Veneza. É que a entrada na lista vale automaticamente a presença naquele festival, o mais antigo de cinema do mundo, que acontece no Lido, entre 29 de Agosto e 8 de Setembro.

Grande vencedor anunciado em Veneza

A escolha do vencedor, a quem será dada a oportunidade de realizar um filme com um orçamento de 500 mil dólares (cerca de 400 mil euros) produzido por Ridley Scott e com o actor Michael Fassbender, está assim a cargo destes dois intervenientes (Scott e Fassbender, que trabalharam recentemente juntos em "Prometheus"). A escolha é anunciada durante o festival.


"North Atlantic" conta, em cerca de 15 minutos, a história de um controlador aéreo numa ilha açoriana, que entra em contacto com um piloto perdido sobre o Atlântico.


O filme é uma co-produção luso-britânica e o facto de ser finalista nesta primeira edição do Your Film Festival não é uma surpresa completa, uma vez que a obra de Bernardo Nascimento já foi exibida em mais de 40 festivais, tendo sido já distinguida com nove prémios – em Portugal, Itália, EUA, Japão e Polónia – e uma menção honrosa.


Entre os finalistas estão dois filmes norte-americanos, dois australianos, um boliviano, um brasileiro, um libanês, um egípcio e um espanhol. 

Sugerir correcção
Comentar