Bernardo Nascimento é finalista do festival de cinema do YouTube

Foto
"North Atlantic" vai agora ser exibido no Festival de Veneza DR

A curta, que no ano passado foi distinguida no Curtas Vila do Conde com o prémio de melhor fotografia, foi inicialmente seleccionada entre cerca de 15 mil propostas para o lote dos 50 semifinalistas e depois de uma votação pública conseguiu então ficar entre os finalistas.

Esta é a única produção de origem portuguesa em competição no festival de cinema que decorre online, no YouTube, e ao entrar para a lista de finalistas, Bernardo Nascimento já garantiu a presença no Festival de Veneza. É que a entrada na lista vale automaticamente a presença naquele festival, o mais antigo de cinema do mundo, que acontece no Lido, entre 29 de Agosto e 8 de Setembro.
 
A escolha do vencedor, a quem será dada a oportunidade de realizar um filme com um orçamento de 500 mil dólares (cerca de 400 mil euros) produzido por Ridley Scott e com o actor Michael Fassbender, está assim a cargo destes dois intervenientes (Scott e Fassbender, que trabalharam recentemente juntos em "Prometheus"). A escolha é anunciada durante o festival. 
 
"North Atlantic" conta, em cerca de 15 minutos, a história de um controlador aéreo numa ilha açoriana, que entra em contacto com um piloto perdido sobre o Atlântico.
 
O filme é uma co-produção luso-britânica e o facto de ser finalista nesta primeira edição do Your Film Festival não é uma surpresa completa, uma vez que a obra de Bernardo Nascimento já foi exibida em mais de 40 festivais, tendo sido já distinguida com nove prémios – em Portugal, Itália, EUA, Japão e Polónia – e uma menção honrosa.
 
Entre os finalistas estão dois filmes norte-americanos, dois australianos, um boliviano, um brasileiro, um libanês, um egípcio e um espanhol.  
 
Sugerir correcção
Comentar