Taxa de desemprego jovem estabiliza nos 36,4%

Em Junho, não houve alterações na taxa de desemprego entre os jovens com menos de 25 anos. Desemprego geral voltou a subir, para os 15,4%

Foto
Portugal manteve-se em Junho como o terceiro país com taxa de desemprego mais alta na UE gillicious/ Flickr

O desemprego jovem não sofreu oscilações e manteve-se nos 36,4% no mês de Junho, enquanto a taxa de desemprego geral se elevou para 15,4% da população activa portuguesa, indicam os dados divulgados nesta terça-feira pelo Eurostat.

Os jovens com menos de 25 anos continuam a ser os mais afectados pelo desemprego em Portugal, que regista uma das mais elevadas taxas da União Europeia e está agora 7,1 pontos percentuais acima do valor registado há um ano (29,3%)

De acordo com as informações do gabinete europeu de estatística, Portugal manteve-se em Junho como o terceiro país com taxa de desemprego mais elevada na União Europeia, com este indicador a crescer 0,2 pontos percentuais face aos 15,2% registados em Maio.


Em causa estão os dados do desemprego corrigido da sazonalidade. Em Junho do ano passado, em Portugal, 12,6% da população activa estava desempregada.


Também de acordo com o Eurostat, os 17 países da zona euro registaram em Junho uma taxa de desemprego de 11,2%, mantendo-se estável em relação a Maio. O mesmo aconteceu na União Europeia, onde o desemprego se manteve nos 10,4% da população activa.

Comparando com os dados homólogos, há mais 2,1 milhões de desempregados na UE e mais 2,0 milhões na zona euro. 

Sugerir correcção
Comentar