Jovem alemão condenado a pagar 227.000 euros por convocar festa no Facebook

Jovem de 20 anos lançou a convocatória na rede social e 150 pessoas compareceram. Para pagar a multa com o ordenado que tem actualmente precisa de 33 anos

Foto
Konstanz é uma cidade universitária perto da Suíça Tobias Kleinschmidt/AFP

A ideia era organizar uma festa no lago, e está a sair cara. Um rapaz alemão de 20 anos convocou uma festa para as margens do lago de Konstanz e agora foi condenado a pagar 227.000 euros, o preço de mobilizar cerca de 300 polícias para o local. “Cada vez que olho para a sentença fico doente”, contou Matthias L. Ao diário Bild. O seu ordenado é 560 euros por mês, por isso não lhe permite grandes poupanças.


Quando lançou a convocatória, via Facebook, estava longe de imaginar o que lhe iria acontecer. Milhares de pessoas confirmaram a presença, ainda que só cerca de 150 tenham aparecido, das quais 8 acabaram por ser detidas.


Matthias já tinha estado noutras festas convocadas pelo Facebook e acreditou que conseguiria fazer melhor, contou ao Bild. Promoveu então um grande evento nas margens do lago em Konstanz, uma cidade universitária que fica no Sul da Alemanha, perto da fronteira com a Suíça.

Multa paga deslocação da polícia

Foi então que as autoridades locais mobilizaram 300 polícias para impedir o acesso ao local, onde se esperava uma verdadeira enchente, e a factura acabou por ser apresentada ao organizador da festa.


As autoridades locais, que proibiram o evento, e a polícia, querem agora ser reembolsadas e um tribunal deu-lhes razão e decidiu que Matthias terá de pagar 227.052 euros para compensar os gastos com a mobilização das forças de segurança.


Um funcionário do Ministério do Interior da Alemanha confirmou a intenção do Governo: “Vamos definitivamente cobrar a multa, em conformidade com as normas estatais”. A julgar pelo vencimento actual, serão necessários 405 ordenados de Matthias, ou 33 anos de ordenado.