Boom: GNR deteve 73 pessoas na "Operação Psicadélica"

Foram detidas pessoas por tráfico de droga, falsificação de notas e posse de armas proibidas (punhais, bastões, uma catana, um sabre e um machado)

Foto
Miguel Manso

A GNR deteve 73 pessoas, a maioria por tráfico de droga, durante a primeira semana da “Operação Piscadélica”, de fiscalização e vigilância ao festival Boom em Idanha-a-Nova, anunciou aquela força de segurança em comunicado.

Segundo a GNR, foram detidas 63 pessoas pelo crime de tráfico de droga e apreendidas 7.400 doses de haxixe, quase 4.000 doses de diversas drogas sintéticas e 1.110 doses de cocaína, entre outras. Foram ainda detidas nove pessoas por posse de armas proibidas, tais como punhais, bastões, uma catana, um sabre e um machado. Uma pessoa foi detida por falsificação de notas, sendo apreendidas 89 notas falsas de 100 dólares.

Os detidos têm idades compreendidas entre os 17 e os 62 anos e são oriundos de Portugal (43), França (12), Alemanha (7), Espanha (3), Holanda (2), Bélgica, Itália, Irlanda, Bulgária, Cabo Verde e Inglaterra.

Foto
Miguel Manso

O Festival Boom começou no sábado, dia 28 de Julho, e decorre até 4 de Agosto, sendo dominado pela música electrónica e contando ainda com contributos de 800 artistas de vários países em exposições, oficinas, painéis de discussão e sessões de terapias naturais, refere a organização em comunicado. A edição deste ano é dedicada ao tema “a alquimia, enquanto arte e ciência ancestral de transformação elementar”, acrescenta.

A operação da GNR decorre desde segunda-feira, dia 23, e conta com 1.500 militares de Castelo Branco, Guarda, Portalegre e Viseu e ainda de outras unidades especiais daquela força de segurança. Além da zona envolvente ao festival, as acções da força de segurança estendem-se às passagens fronteiriças entre Portugal e Espanha.

Sugerir correcção
Comentar