Obama é o líder mais seguido no Twitter: 17 milhões de pessoas

Apenas 1% dos "tweets" de Obama geram respostas por parte dos seus seguidores, quando os "tweets" de Hugo Chávez obtêm 38% de respostas

Foto
DR

Com mais de 17 milhões de seguidores, Barack Obama é o líder político mais seguido no Twitter (@BarackObama), segundo um estudo recente que dá pelo nome de Twiplomacy e que avalia o uso que os políticos fazem desta rede de "microblogging".

Obama foi o primeiro líder político a usar todas as potencialidades desta plataforma digital durante as eleições presidenciais de 2008 e foi igualmente o autor do "tweet" mais popular de sempre a ser enviado por um político: “Os casais do mesmo sexo deveriam poder casar-se”. 

Por tudo isto, o presidente norte-americano ocupa o quinto lugar em termos de popularidade em todo o universo Twitter, revela a consultora responsável por este estudo, a Burson-Marsteller. 

No entanto, apesar de ser um fenómeno de popularidade, apenas 1% dos "tweets" de Obama geram respostas por parte dos seus seguidores. Comparativamente, os "tweets" do líder da Venezuela, Hugo Chávez, arrecadam 38% de respostas. 

O estudo revela igualmente que - à semelhança do que acontece com a maioria das contas de líderes políticos - a esmagadora maioria das mensagens não são efectivamente escritas pelas mãos dos próprios, mas antes por colaboradores.

No caso de Obama apenas oito dos cerca de 5000 "tweets" enviados a partir da conta @BarackObama foram assinados pelas iniciais BO, o que indicia a autoria. O estudo da Burson-Marsteller conclui ainda que Obama apenas segue mutuamente dois líderes políticos: Jens Stoltenberg (primeiro-ministro norueguês) e Dimitri Medvedev (Presidente russo).

O Presidente da República portuguesa, Cavaco Silva, é seguido por 2337 na sua conta do Twitter

Sugerir correcção
Comentar