Nelson Mandela inspira linha de roupa e vai à semana da moda de Nova Iorque

Nelson Mandela criou a 46664 como uma organização independente e sem fins lucrativos para combater o vírus da Sida: agora é a vez da moda

Foto
DR

Chama-se 46664, o número de prisioneiro que Nelson Mandela carregou durante 18 anos na Robben Island, na Cidade do Cabo, na África do Sul, e vai estar presente na semana de moda de Nova Iorque, em Setembro.

Criada por Nelson Mandela em 2002 como uma organização independente e sem fins lucrativos para combater o vírus da Sida, a 46664 foi expandindo a sua área de intervenção nos últimos anos. Agora é a vez da moda: o antigo presidente sul-africano é a inspiração para uma linha de roupa de homem, mulher e criança que já está a ser comercializada na África do Sul e deve chegar aos Estados Unidos na Primavera de 2013.

Os preços vão dos 31 dólares (cerca de 25 euros) por uma t-shirt até aos 1500 (cerca de 1819 euros) para vestidos de gala.

Foto

A ideia é comercializar roupa inspirada no activista sul-africano sem o transformar numa marca, mesmo porque Mandela não tem qualquer ligação com a empresa: “Temos uma abordagem vigiada para que não se comercialize excessivamente a sua imagem", explica Erin Patton, presidente da Empresa b, que detém os direitos da marca na América do Norte.

Foto

Feito na África do Sul 

Foto

A equipa que desenhou a linha 46664 não viajou para a África do Sul para isso. Para que o resultado fosse ainda mais real, optaram por uma equipa de designers com base fixa no país africano.

Voltada para jovens com capacidade para fazerem a diferença, a marca tem uma forte consciência social: um dos objectivos é ajudar a indústria têxtil local a crescer. Segundo o site WWD, 60% da linha é fabricada na África do Sul e entre 7 a 9% das receitas das vendas vão reverter para a Fundação Nelson Mandela.

As vendas nos Estados Unidos podem ser um salto para a 46664, uma vez que se adivinha que celebridades – como Charlize Theron e Beyonce Knowles, por exemplo – possam em breve estar a usar a linha numa qualquer passadeira vermelha.

Sugerir correcção
Comentar