DR
Foto
DR

Comentários racistas no Twitter afastam grega Voula Papachristou de Jogos

A atleta já pediu desculpa através da sua página de Facebook

Comentários racistas no Twitter sobre emigrantes africanos afastaram Voula Papachristou de Londres2012, pois o Comité Olímpico da Grécia entendeu que a atitude da atleta do triplo salto viola os mais básicos princípios olímpicos.

“Com tantos africanos na Grécia... Pelo menos os mosquitos do Nilo Ocidental vão comer comida caseira!!!”, foi o comentário de Voula que, juntamente com o apoio público a um partido da extrema direita, indignou os responsáveis helénicos.

O Comité Olímpico grego justificou a decisão de a retirar da Missão “face a comentários contrários aos valores e ideais do movimento olímpico”.

Igualmente no Twitter (e na sua página de Facebook), a atleta já se retratou: “Gostava de apresentar as minhas mais sentidas desculpas pelo infeliz e de mau gosto comentário que publiquei no meu Twitter. Estou muito arrependida e estou envergonhada pelas respostas negativas que desencadeou, embora eu não quisesse ofender ninguém ou violar os direitos humanos”.

“O meu sonho está ligado aos Jogos Olímpicos e não poderia participar neles se não respeitasse os seus valores. Por isso, nunca poderia acreditar em discriminação entre raças”, acrescentou.