O Guimarães noc noc bate pela segunda vez

As inscrições estão abertas a todos os artistas até 15 de Agosto. Não há desculpas para não mostrar os trabalhos

O Guimarães noc noc também sai à rua DR
Fotogaleria
O Guimarães noc noc também sai à rua DR
DR
Fotogaleria
DR

O Guimarães noc noc 2012 bate à porta a 5 de Outubro e só parte no dia 7. Para a segunda edição do evento que pretende dar oportunidade a todos os artistas e levar a arte a todas as pessoas, esperam-se ainda mais participantes do que no ano passado.

 

Criado em 2011, o Guimarães noc noc surgiu porque "a Capital Europeia da Cultura estava à porta e havia um grupo de amigos, pessoal artista, que queria fazer parte de Guimarães 2012", conta Adriana Ribeiro, da associação cultural Ó da Casa, organizadora do evento. "Mas em vez de esperar que 2012 chegasse, que houvesse espaço disponível e que se recebesse a resposta de uma instituição, pensámos: 'vamos mostrar trabalho, independentemente de sermos aceites ou não pela fundação", recorda.

Foto
A participação é gratuita DR

 

Foto
O Guimarães noc noc chega a casas particulares, associações, espaços comerciais DR

A ideia destes amigos era abrir as portas das suas casas e expor os trabalhos para quem quisesse entrar e ver, desenhando um pequeno roteiro para ser distribuído. "Nós falámos com alguns conhecidos nossos, essas pessoas falaram com outras, entretanto, passou para as redes sociais e, em poucos meses, tínhamos centenas de pessoas interessadas em participar".

 

Assim, em Outubro do ano passado, aconteceu a primeira edição do Guimarães noc noc, com 150 projectos (desde fotografia, à escultura, pintura, concertos e performances, entre outros) de 300 artistas nacionais e estrangeiros. O participante mais novo tinha 11 anos; o mais velho, mais de 70. E o noc noc bateu a várias portas, a 41, mais precisamente, com diferentes espaços no centro da cidade de Guimarães a receber as exposições.

 

A organização acredita que "este foi o evento que abriu a cidade a Guimarães 2012". "A partir daqui, as pessoas começaram a sentir-se numa capital da cultura", considera Adriana Ribeiro. E hoje, o Guimarães noc noc integra a programação da Capital Europeia da Cultura.

 

Morada para constar no roteiro

Para quem quiser participar no Guimarães noc noc 2012, basta inscrever-se. A participação é gratuita e além dos espaços habitués das fichas de inscrição reservados para o nome, a nacionalidade, a data de nascimento e a morada, existem mais uns espaços em branco.

 

Primeiro, o artista deverá indicar qual o projecto a apresentar e escrever uma breve descrição do mesmo. Mas não precisa de esperar com ansiedade por saber se o seu trabalho é aceite, pois não existe um júri, nem é feita uma selecção. Para os elementos da associação Ó da Casa, quando um artista mostra o seu trabalho, "já está a ser muito exigente". "E sendo um evento aberto a todo o tipo de público, também acreditamos que haja público para todo o tipo de arte", afirma Adriana Ribeiro.

 

A seguir, na ficha de inscrição, há um outro campo para indicar a morada do espaço onde o artista vai apresentar o projecto. O local para expor o trabalho pode variar: residências (dos próprios artistas ou de outras pessoas), associações, espaços comerciais e a rua são alguns dos sítios onde o noc noc entra.

 

Quem não tiver espaço disponível, basta colocar a cruzinha na ficha a indicar essa situação e a organização tenta encontrar um espaço para o artista. Quem quiser oferecer, por exemplo, a casa, — "não precisa de ser a casa toda, pode ser só o hall ou a garagem", —também basta assinalar na ficha de inscrição.

 

Mais tarde, será feito um mapa com os diferentes pontos do centro da cidade que integram a exposição. Entrando em locais pouco comuns, o Guimarães noc noc é, assim, "uma forma descontraída de mostrar a arte" e permite um contacto mais directo entre artistas e público. Mas não é tudo. Esta é, também, "uma forma de não ter desculpa para não mostrar trabalho", salienta a organização do evento.

 

Mais algumas informações e a ficha de inscrição está pronta. Agora, resta enviá-la a tempo, porque nesta segunda edição há uma data limite para as inscrições: 15 de Agosto. "Assim, teremos tempo para mastigar o mapa, para organizar as coisas", conclui Adriana Ribeiro. Segundo a organização, já são muitas as pessoas inscritas no Guimarães noc noc 2012, esperando-se um evento ainda maior do que o do ano passado.

Sugerir correcção
Comentar