WikiLeaks precisa do teu dinheiro

A organização lançou um apelo de recolha de fundos para tentar contornar o bloqueio operado pela Visa e pela MasterCard

Foto

A WikiLeaks lançou um apelo de recolha de fundos num novo site na Internet para tentar contornar o bloqueio operado pela Visa e pela MasterCard, que secou os recursos da organização, segundo um comunicado hoje divulgado.

“Para prosseguir com as suas missões, a WikiLeaks deve dispor no mínimo de um milhão de euros imediatamente”, indica o comunicado da Sunshine Press, agência de comunicação do site.

Uma associação francesa denominada FFDN (Fundo de defesa da net neutralidade) abriu para a WikiLeaks uma conta Carte Bleue para que os apoiantes possam depositar as suas doações. O site apela aos seus doadores para utilizarem a Carte Bleue “antes que a Visa/MasterCard a tentem fechar” e afirma estar “pronto a combater” todos os bloqueios com a equipa de advogados.

Um relatório financeiro sobre a WikiLeaks publicado hoje revela que as receitas não cobrem as despesas; em 18 meses, as receitas do site caíram para 21 por cento dos custos operacionais.

Depois de se ter tornado mundialmente célebre com a publicação de documentos secretos sobre as guerras do Iraque e do Afeganistão e de milhares de telegramas secretos da diplomacia norte-americana, a WikiLeaks tem de enfrentar a tentativa da Visa e da MasterCard de bloquear os donativos de internautas.

Sugerir correcção
Comentar