Jovens criam plataforma para “troca” de casa entre estudantes

Estudantes podem poupar no arrendamento da casa com o site Home4Students, fazendo uma espécie de intercâmbio com jovens de outras zonas do país

Foto
Images_of_Money/Flickr

Fazer contas ao fim do mês quando se tem dois filhos a estudar em universidades longe de casa pode ser uma verdadeira dor de cabeça. O sogro de Fábio Agapito sabia-o por experiência própria e viu nesta certeza uma ideia de negócio: e se os estudantes de diferentes zonas do país pudessem trocar de casa?

Foi assim que nasceu o Home4Students, um site que, além de funcionar como plataforma de arrendamento de casas, promove o intercâmbio entre estudantes de diferentes cidades.

Quem está deslocado consegue desta forma reduzir as “despesas com alojamento, água, luz” e, na prática, cortar custos de alojamento até 75%, estima um dos criadores, Fábio Agapito.

Foto
Criadores estimam poupanças na ordem dos 75% Images_of_Money/Flickr

Os jovens trocam de casa e são acolhidos pelas famílias umas das outras, ficando os pais sem a despesa de pagar casa aos filhos noutra cidade. Para já, a plataforma só aceita casas em Portugal, mas a ideia é alargar a outros países. 

Foto
Fábio Agapito, Cristiano Santos e André Gonçalves são os criadores da plataforma Home4Students DR

Projecto de três jovens

Este é um dos projectos da empresa AroundExtreme, que o jovem de 21 anos criou com Cristiano Santos e André Gonçalves, em Setembro de 2011, logo depois de concluírem a licenciatura em Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco.

Os estudantes interessados devem registar-se no site, indicando locais de origem e de destino, sendo depois informados das correspondências disponíveis para troca. E há também a possibilidade de pôr apenas anúncios de arrendamento, sem possibilidade de troca.

O registo e colocação de anúncio no site, ainda em versão beta, são gratuitos. Quem pretender mais destaque na página principal pode fazer investimentos a partir de dez euros.

Há duas semanas na web, o Home4Students - cuja ideia base é já comum, mas para fazer férias em casa de outras pessoas -  conta com cerca de 40 registos de pessoas e cerca de 10 casas. Em Setembro, os jovens contam ter pelo menos 100 casas na base de dados.

Sugerir correcção
Comentar