Futebol

Galês candidato a melhor jogador na Europa qualificado como "espectacular"

Les Davis é semi-profissional e trabalha numa fábrica
Foto
Les Davis é semi-profissional e trabalha numa fábrica DR

Les Davies, desconhecido galês candidato a melhor futebolista UEFA, nunca chegou a uma fase final duma competição europeia, mas o jornalista que o nomeou define-o como um "atacante espectacular."

O nome Les Davies saltou do anonimato quando surgiu ao lado de estrelas como Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo, na lista dos 32 candidatos ao melhor jogador da UEFA na Europa, na época 2011-2012.

O jogador de 27 anos representa, como semi-profissional, o Bangor City, da Primeira Divisão do País de Gales, onde, na época passada, registou 16 golos em 31 partidas, terminando no segundo lugar do campeonato.

Davies, que trabalha numa fábrica de equipamentos de segurança, chegou a representar o seu país nos sub-21 e sub-23, mas nunca foi chamado à selecção principal galesa, que se encontra em 46.º lugar no “ranking” da UEFA, composto por 53 países.

Nas competições europeias, Davies também não regista muita sorte pelas cores do Bangor City, nunca tendo conseguido ultrapassar as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões nem da Liga Europa, na qual chegou a encontrar o Marítimo, há dois anos, tendo perdido em casa por 2-1 e sido goleado por 8-2 no Funchal.

"Estou apavorado, lisonjeado e honrado, há tantas emoções a passar por mim neste momento. É uma sensação fantástica" disse o jogador galês à "Sky Sports", recusando a ideia de conseguir vencer o galardão de melhor jogador na Europa.

A inclusão de Les Davies numa lista que inclui os melhores jogadores a actuar em campeonatos europeus explica-se pelos nomeados terem sido escolhidos por um júri formado por jornalistas oriundos de países das 53 federações filiadas na UEFA.

O jornalista representante do País de Gales, Dave Jones, do "Daily Post", decidiu colocar Les Davies na sua lista de cinco jogadores.

Ao seu jornal, Dave Jones garantiu que a nomeação não foi uma brincadeira e mencionou que acompanha o campeonato galês todas as semanas.

"É um atacante espectacular, que inferniza a vida dos defesas sempre que joga e poderia fazer isso contra jogadores de nível mais elevado", afirmou o jornalista.

O vencedor do prémio será escolhido a 30 de Agosto, na cerimónia do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, no Mónaco, durante a qual os mesmos jornalistas irão utilizar um sistema electrónico para determinar a atribuição do prémio.

O prémio Melhor Jogador da UEFA na Europa foi entregue pela primeira vez no ano passado, sendo o jogador do Barcelona, Lionel Messi, o vencedor do galardão.

Sugerir correcção