Candidatos devem falar fluentemente inglês e/ou francês Uli Deck/ AFP
Foto
Candidatos devem falar fluentemente inglês e/ou francês Uli Deck/ AFP

ONU abre concurso para jovens licenciados

Candidaturas estão abertas a jovens com idade até os 32 anos e com, pelo menos, o grau de licenciatura. Portugal faz parte da lista dos países aptos a participar no Young Professional Programme

Já estão abertas as candidaturas para o programa de recrutamento de jovens quadros da Organização das Nações Unidas (ONU). Até ao dia 12 de Setembro, os jovens com, pelo menos, uma licenciatura e com menos de 32 anos podem candidatar-se a uma carreira internacional na ONU.

Este ano, o Young Professional Programme (YPP) abriu vagas para as áreas de Arquitectura, Economia e Assuntos Sociais, Sistemas Informáticos e Tecnologia, Assuntos Políticos e Sociais e Produção de Rádio.

Além de terem de possuir, pelo menos, o grau de licenciatura concluído e 32 anos ou menos até ao fim de 2012, os requisitos incluem o falar fluentemente inglês e/ou francês (outras línguas são valorizadas) e fazer parte da lista de participantes eleitos pela ONU.

A vantagem dos portugueses

Com cerca de 80 países aptos a participar, os portugueses (e os brasileiros, angolanos e moçambicanos) têm uma vantagem na categoria de Produção de Rádio, uma vez que são pedidos candidatos licenciados em Jornalismo que falem português. Também os países que falem suaíli são privilegiados nesta categoria.

Os contratos celebrados são, inicialmente, de dois anos, sendo revistos posteriormente. A instituição tem na mobilidade um dos pilares de funcionamento, o que significa que um novo trabalhador deve contar ter trabalho em pelo menos duas funções diferentes nos primeiros cinco anos de serviço.

A ONU selecciona em cada área os 40 melhores candidatos de cada país, que devem realizar um teste escrito – que avalia conhecimentos gerais e sobre assuntos internacionais e funcionamento da organização, pensamento analítico capacidade de planeamento – no dia 5 de Dezembro.

As candidaturas são feitas através do site do YPP, depois de um registo inicial, onde se pode também ler sobre a experiência de outras pessoas que foram trabalhar para a ONU através deste programa, dicas para a entrevista e uma lista de perguntas frequentes.

Sugerir correcção