A cidade que quer dizer não à Apple, devido a razões ambientais

Trata-se de uma medida simbólica, para manifestar o descontentamento, pois os 45.579 dólares que o município gastou em 2010 pouco afectam os lucros da companhia

Foto
O iPod e o iPad não estão incluídos na certificação da EPEAT

A cidade de São Francisco, nos EUA, está a ponderar proibir os seus trabalhadores de comprar computadores da marca Apple. Esta medida surge como resposta à companhia ter abandonado o programa de certificação ecológica Electronic Product Environmental Assessment Tool (EPEAT), na ultima semana.

Trata-se de uma medida simbólica, para manifestar o descontentamento, pois os 45.579 dólares que o município gastou em 2010 pouco afectam os lucros da companhia. Só em Abril, a Apple facturou 11.6 mil milhões de dólares.

“Estamos desapontados que a Apple tenha-se retirado da EPEAT, e esperamos que esta medida faça reconsiderar esta decisão.” declarou Melanie Nutter, directora do departamento de ambiental da cidade de São Francisco.

Kristin Huguet, porta-voz da Apple, declarou, na semana passada, que “a Apple tem uma aproximação compreensiva para medir o nosso impacto ambiental e todos os nossos produtos cumprem os requisitos de eficiência energética nos Estados Unidos da América. Lideramos a indústria, e declaramos as emissões produzidas na construção de cada um nos nossos produtos, na nossa página da internet, e ainda outras medidas não contabilizadas pela EPEAT, como a remoção de materiais tóxicos.”

As companhias tecnológicas para obterem a certificação EPEAT são obrigadas a pagar uma taxa anual para os seus produtos serem avaliados. O EPEAT avalia diversos critérios, desde a eficiência energética à reciclagem dos produtos após o consumo. Actualmente, ainda não inclui tablets e smartphones, como o iPad e Iphone.

Sugerir correcção
Comentar