Contemos os dias que está a chegar o Milhões de Festa

Foto
Os saltos para a piscina começam a 20; um dia antes, o Milhões de Festa faz o seu início não oficial em vários espaços de Barcelos

Há festivais e festivais e já estamos a contar os dias para este. Milhões de Festa. Milhões-de-Festa. O grande acontecimento da malta melómana dada ao rock à séria, à dança que não seja chapa quatro e à folia desbragada começa precisamente daqui a uma semana, dia 20. A piscina está preparada - sim a piscina - e as bandas já não aguentam a ansiedade antes da viagem até Barcelos, uma das capitais portuguesas do rock'n'roll. Este ano por ali passará malta da pesada como Baroness, Weedater ou Red Fang, revelações psicadélicas como os neozelandeses Connan Mockasin ou os britânicos Alt-J, pessoal da escola de baile DFA, como os Prinzhorn Dance School, ou da ginga de clube sul-africano, como os Shangran Electro.

Ao longo de três dias, o festival de culto que faz bem à cultura dos festivais de Verão instala-se no Parque Fluvial de Barcelos. Mantém-se fiel à sua personalidade. Uma viagem pelas franjas mais estimulantes da música actual, promovendo a descoberta e ignorando olimpicamente a festa gritada em megafone de tenda de patrocinador que se tornou marca dos grandes eventos do género. O passe de três dias custa 45 euros, o bilhete diário 25. Palcos são quatro, o Milhões, o Vice, o Piscina e o Taina. À tarde, há essa experiência sempre incrível de ver concertos no fresco da água ou com vista para o castelo. À noite, a habitual e obrigatória deambulação entre palcos. Lá estarão todas as bandas chegadas do estrangeiro que referimos acima - e umas dezenas mais que não citámos -, às quais se junta uma colecção de criatividade nascida cá na terra que impõe respeito e aguça o apetite. Citemos alguns de cabeça: Throes + Shine, ALTO!, Gala Drop, Sensible Soccers, Black Bombaim, Memória de Peixe, Riding Pânico ou La La La Ressonance.

Antes de tudo isto, há ainda direito a uma festa antes do festim. Na próxima quinta-feira, dia 19, o início não oficial do Milhões. Com a colaboração da Red Bull City Gang, Barcelos será surpreendida com concertos em locais pouco habituais. Arranca às 16h30 com os Glockenwise, ouvir-se-ão depois Käil, Aspen e Cálculo. Teremos viajado pelo Mercado Municipal, pela Casa Meira (uma casa de ferragens), pela esplanada do Largo e pela Casa Lurdes. Depois, a música continuará até às tantas da madrugada. Na inauguração do Palco Taina estarão os Glockenwise, Johnny Sem Dente, os ingleses Gnod e os DJ Pedro Santos e ANA. Dia 19, os anfitriões são generosos: a entrada é gratuita.

Sugerir correcção
Comentar