Sara Bichão e alguns objectos híbridos no Texas

As pinturas, desenhos livres em papel e um conjunto de sólidos geométricos pintados vão estar até ao dia 25 de Agosto na Barbara Davis Gallery

Foto
Sara Bichão vai expor na Barbara Davis Gallery DR

A jovem artista plástica portuguesa Sara Bichão vai expôr pinturas, desenhos e alguns dos seus “objectos híbridos” em Houston, no Texas, na sequência de uma primeira mostra individual nos Estados Unidos, em Nova Iorque.

A artista, ex-premiada pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 2008 e bolseira da Fundação Gulbenkian, afirmou à Lusa que o convite da Barbara Davis Gallery para entrar numa exposição colectiva, entre 14 de Julho e 25 de Agosto, surgiu após as galeristas verem alguns dos seus trabalhos durante uma recente residência artística em Nova Iorque.

“As minhas expectativas são altas. A exposição permite mostrar o que eu faço a um público muito mais alargado”, disse Sara Bichão, que não vai poder estar presente na abertura da exposição ArtHouston 2012, que inclui ainda trabalhos de Daniel McFarlane, Edward Schexnayder, Ruth Shouval, Troy Stanley e Jon Swindler.

Foto
Open Gates Sara Bichão

No Texas serão mostrados alguns trabalhos feitos em Nova Iorque e expostos há dois meses na galeria Rooster, enquanto completava uma residência artística na Residency Unlimited. Tratam-se de pinturas, desenhos livres em papel e de um conjunto de sólidos geométricos pintados — leves, feitos de esferovite, cobertos com fibra de vidro e misto cimento e cola.

Foto
Open Gates Sara Bichão

A artista mostra-se agradada com a receptividade do público e da crítica nova-iorquina à exposição e, em particular, por o curador Koan Jeff Baysa, um dos mais destacados em Nova Iorque, estar em vias de publicar um texto sobre o seu trabalho.

Nova Iorque tornou-se “uma segunda casa a nível pessoal e profissional” onde a artista regressará ainda este ano para uma exposição com outros artistas que participaram na mesma residência artística. Uma nova exposição individual está também marcada para 2013 na galeria Rooster, enquanto procura oportunidades noutros países.

“Quero mostrar o meu trabalho em vários lugares, e sedimentar o meu percurso em algumas cidades específicas como Nova Iorque e São Paulo”, disse Sara Bichão. “Mas compreendi, pela experiência de viver noutro país, que tenho muita vontade de me estabelecer em Portugal e, por isso, espero conseguir balançar-me de modo a conseguir fazer tudo”, adiantou.

Sugerir correcção
Comentar