Actualmente, existem cerca de 11 milhões de pessoas de outros países a viver na Alemanha DR
Foto
Actualmente, existem cerca de 11 milhões de pessoas de outros países a viver na Alemanha DR

Governo alemão cria site para recrutar no mercado global

Make it in Germany é um site criado pelo Governo alemão para atrair quadros qualificados para o país e que os ajuda na busca de trabalho, na instalação e na resolução das burocracias

Querem engenheiros e bons médicos, precisam urgentemente de especialistas em ciência, tecnologia e matemática e têm falta de pessoal com qualificações profissionais. A Alemanha - que, em 2011, cresceu 3% - precisa de profissionais qualificados e está à procura deles em todo o mundo. 

Foi a pensar nisso que o Governo alemão criou o Make it in Germany, que convida profissionais do mercado global a entrarem no país e os ajuda na busca de trabalho, na instalação e na resolução das burocracias.

O site tem em conta as tendências do mercado alemão, onde o número de empregados – mais de 41 milhões – nunca foi tão alto, mas onde existem também algumas falhas. “Se nada for feito, até 2025 as alterações demográficas terão criado um défice de emprego de seis milhões de pessoas”, lê-se no site.

Trabalhar na Alemanha em cinco passos

O portal, disponível em alemão e inglês, é uma espécie de guia em cinco passos para trabalhar na Alemanha, onde se encontram informações práticas sobre o país – desde o visto de trabalho, a organização da vida familiar, a casa e seguros de saúde – e um útil resumo do que mais importante existe para saber sobre o país.

Para aliciar os mais hesitantes, existem mesmo vídeos gravados com quem já embarcou nesta experiência. A espanhola Maria estudou na Alemanha e conta que foi em Dresden que encontrou um emprego na sua área e ainda conseguiu juntar a música, uma paixão antiga: “As pessoas fazem-se sentir bem-vinda e sinto-me em casa aqui”, explica no vídeo.

Também a bioquímica americana Marie, a viver em Berlim, fala em condições de trabalho “perfeitas” e afirma que, se um dia tiver filhos, gostava que eles crescessem na Alemanha.

Com mais de 80 milhões de habitantes, a Alemanha é uma das mais fortes economias mundiais. Actualmente, existem cerca de 11 milhões de pessoas de outras nacionalidades a viver no país. 

Sugerir correcção