"Vila das Artes" recebe encontro de jovens criativos portugueses

O Cerveira Creative Camp está aí. Durante duas semanas, Vila Nova de Cerveira vai ser o centro da criatividade. A iniciativa é do Canal 180

Foto
Ana Aragão

Começou no domingo. E durante duas semanas o epicentro português da criatividade vai ser Vila Nova de Cerveira. É lá que vai decorrer o Cerveira Creative Camp, uma iniciativa do Canal 180 que pretende juntar no mesmo espaço 120 jovens criativos de diferentes áreas artísticas.

Até ao dia 22 de julho, "masterclasses", "workshops" e conversas prometem animar os presentes, que serão convidados a produzir vídeo e fazer intervenção urbana, criando arte em áreas como o cinema, a música ou a arquitectura.

A convocatória foi feita a estudantes e profissionais criativos até aos 25 anos e nasceu porque, como explica o director executivo do Canal 180, João Vasconcelos, havia "vontade" e "necessidade" de "ir para o terreno". "Sentimos necessidade de criar um momento de contacto e de criação com as pessoas que nos ajudam a construir o canal", refere.

Já o conceito foi desenvolvido a partir de um "summer camp" dedicado à criatividade, diz, e tem por principal objectivo "produzir objectos criativos, vídeo ou intervenções espaciais, através de colaborações entre convidados e participantes".

A escolha do lugar prende-se com o facto de Vila Nova de Cerveira ser "conhecida como Vila das Artes" e ter a "Bienal de Arte mais antiga do país", justifica João Vasconcelos. "É um local inspirador, muito propício à criação artística e a bons momentos de convívio", esclarece.

"Incentivar a produção criativa, inspirar e motivar jovens criadores a desenvolverem trabalho de qualidade internacional" é, assim, o lema do evento, que já tem próxima edição garantida.

Sugerir correcção
Comentar