Latas transformadas em máquinas fotográficas vão ser espalhadas no Barreiro este mês

Projecto "Latas na Cidade" espalha latas transformadas em câmaras em centros urbanos para divulgar a técnica "pinhole". De 20 a 22 de Julho é a vez do Barreiro

Foto
Imagerie/Facebook

O projecto "Latas na Cidade", em que latas transformadas em máquinas fotográficas são espalhadas em vários locais à espera de que alguém nelas pegue e lhes dê uso, chega em Julho ao Barreiro.

O Barreiro recebe de 20 a 22 de Julho, anunciou hoje a autarquia, o projecto que foi criado pelos responsáveis do ateliê lisboeta Imagerie — Casa de Imagens, Magda Fernandes e José Domingos, para “aguçar a curiosidade” sobre a fotografia "pinhole".

A fotografia "pinhole" ou estenopeica é uma técnica fotográfica sem recurso a lentes. Para captar imagens com esta técnica, é necessário um compartimento estanque à luz, um pequeno orifício ("pinhole" ou estenopo) e um material fotossensível.
As latas, mais de duas dezenas, começam a ser espalhadas no dia 20 de Julho em vários locais da cidade.

Encontraste uma lata? Passeia com ela

“Os participantes podem pegar na lata, levá-la com eles e fotografar onde e o que quiserem. Depois de tirar a fotografia, podem deixá-la no mesmo sítio (de onde serão recolhidas) ou entregá-las na Galeria Municipal de Arte, onde existirá um laboratório montado, podendo os participantes assistir ao processo de revelação”, refere uma nota divulgada pela Câmara Municipal do Barreiro.

Cada lata tem um autocolante em que, além das frases "Eu não sou uma lata, sou uma câmara fotográfica! Usa-me!", estão as instruções de utilização, os contactos da Imagerie e da Galeria Municipal e um espaço em que os utilizadores podem deixar o nome, o contacto e o título da fotografia.

No dia 21, irá decorrer um "workshop" de fotografia "pinhole", cuja participação é paga, também a cargo da Imagerie.

Para o dia 22 está marcada a entrega dos resultados do "workshop". Nos dois dias, o laboratório estará aberto, entre as 14h e as 17h, para receber as latas que forem espalhadas pela cidade no dia 21.

Sugerir correcção
Comentar