Festival "curtas" de Vila do Conde comemora 20 anos com exposição e livro

Organização vai lançar livro com entrevistas a autores que passaram pelo evento e realizar exposição fotográfica

Foto
Nelson Garrido

O festival de cinema internacional de Vila do Conde comemora, este ano, o 20º. aniversário. De 7 a 15 de Julho, o Curtas de Vila do Conde tem agendadas "grandes festividades", que resultam "no maior festival de sempre", pode ler-se em comunicado.

Para esta edição especial, vai ser realizada uma exposição fotográfica dos 20 anos do festival e vai ser editado um livro com 20 entrevistas a autores que passaram por Vila do Conde desde 1993. No mesmo comunicado pode ler-se que o festival "consolidou a sua identidade numa contaminação do cinema com outras artes".

Para a 20ª. edição, o Curtas de Vila do Conde recebe um número recorde de participações nacionais. Além dos quatro filmes encomendados para o festival e que serão apresentados em ante-estreia mundial (realizados por João Canijo, Graça Castanheira, Luís Alves de Matos e Pedro Flores), a competição nacional vai contar com cinco sessões e com 18 filmes a concurso. Ao longo de uma semana, o Curtas de Vila do Conde vai ainda contar com a exibição de alguns filmes produzidos na Guimarães 2012 — Capital Europeia da Cultura.

Pelo certame vão ser feitas uma exposição dedicada a Stanley Kubrick, retrospectivas In Focus de Olivier Assayas, um dos mais importantes cineastas franceses, e Robert Todd, um dos autores emergentes dentro do panorama do cinema experimental, e, ainda, filmes-concertos com bandas como Black Bombaim e Evols.

Com workshops, exposições e concertos, o festival não esquece os mais novos: a secção "Curtinhas", um minifestival para os mais novos que surgiu em 2009, está de volta em três escalões etários (para maiores de três, seis e nove anos); o espaço infantil "brincar ao cinema" para as crianças entre os quatro e os 12 anos; e dois workshops "low cost" de construção de personagens e de adereços, também para crianças entre os quatro e os 12 anos.

Sugerir correcção
Comentar