Com a verdade m’enganas: desemprego, emigração, empreendedorismo e a nossa culpa

Afinal, que culpa temos nós que os mercados se tenham desregulado a ponto de terem provocado o colapso do sistema financeiro mundial em 2008?

Foto
Nuno Ferreira Santos

Nada torna uma mentira mais poderosa do que nela incluir algumas verdades… Quando ouvimos dizer que nós (os portugueses) estamos a pagar “as favas” de termos sido incompetentes, preguiçosos e despesistas (ó gente que vive acima das suas possibilidades…), que é culpa nossa esta falência às prestações em que nos encontramos, não tenhamos dúvidas: sim temos culpa! 

Temos culpa de termos eleito políticos corruptos e incompetentes; temos culpa de não termos uma atitude cívica mais apurada; temos culpa de não termos um espírito mais empreendedor (económico, político, social e cultural); temos culpa de culpar sempre os outros e ficar à espera que os que estão “por cima” resolvam os problemas; temos culpa de fugir aos impostos; temos culpa de desviar dinheiros comunitários; temos culpa da nossa “chico-espertice” e do nosso desenrascanço; temos culpa de nos termos endividado muito para além das nossas possibilidades… Enfim, temos muitas culpas. 

Paguemos, então, a factura com o desemprego e a emigração, com pobreza e privação! Deixemos que a crise nos cure a ver se, de uma vez por todas, conseguimos ser um país a sério (há 870 anos que andamos a tentar…).

Ou será que não é bem assim? Ou não será que esta é apenas a parte verdadeira que é usada para justificar uma grande mentira? Afinal, que culpa temos nós que os mercados se tenham desregulado a ponto de terem provocado o colapso do sistema financeiro mundial em 2008? Que culpa temos nós que esse mesmo sistema financeiro de que dependemos esteja a condenar os países europeus à inviabilidade? Que culpa temos nós que a globalização se tenha imposto, nos moldes em que se impôs, conduzindo a uma concorrência desleal entre as nações? Que culpa temos nós que os pequenos grupos com grandes interesses (desde as armas à droga, passando pela prostituição, até aos sectores económicos estratégicos mundiais) dominem a política mundial? Não, não temos culpa! Não se deixem enganar, são poucas as nossas culpas neste caldeirão infernal… 

Não caiam na ladainha do “pecador-pagador” (que espia os seus pecados com dor…): aquilo que nós estamos a testemunhar são sintomas de uma doença na ordem mundial a que nenhum país se poderá arrogar imune, e que nenhum país sozinho será capaz de combater. Os paraísos fiscais, as guerras do petróleo, a “financeirização” da economia e a especulação fazem todos parte desta ordem mundial desequilibrada que o que mais tem feito é aumentar as desigualdades, provocar a instabilidade, semear tempestades… E só com uma transformação dessa ordem será possível curar a doença! 

Entretanto, é certo, neste nosso país periférico e pobre resta-nos fazer o melhor possível (e que bem melhor podíamos fazer, que bem melhor podíamos estar), entender as nossas culpas e tentar superá-las, empreender e tomar, cada vez mais, as rédeas do nosso destino. Porém, para tudo isso, precisamos de começar por impedir que nos digam que as culpas são todas nossas e perceber, para dizer, “com a verdade já não me enganas”!

Sugerir correcção
Comentar