O espectáculo total de Madonna em Coimbra

Madonna no espectáculo desta noite em Coimbra
Fotogaleria
Madonna no espectáculo desta noite em Coimbra Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta

A primeira metade do concerto de Madonna foi marcado pela teatralidade e pelos ambientes góticos num espectáculo imponente de luz e som para cerca de 40 mil pessoas, que mais do que nunca, mais do que para ouvir, é para ver com olhos de espanto.

Começou solene, em clima religioso, quase gótico, o concerto de Madonna, com as suas primeiras palavras a serem “oh! My god, oh! My god”, antes de se lançar na interpretação de “Girl! Gone wild”. Vestida de preto e rodeada do corpo de bailarinos, colocou de imediato a multidão em delírio, para um espectáculo imponente de luz, som e coreografias cuidadosamente encenadas. De seguida veio “Revolver”, com Madonna, dominadora, de pistola em punho, descendo até ao estrado que rodeia a parcela reduzida de público que está próximo dela.

Como numa peça de teatro o próximo quadro passa-se num quarto de hotel, com Madonna a cantar “Gang bang” por entre alusões religiosas, eróticas, assassínios e muito sangue à mistura, enquanto a música dançante e imponente se impõe. É uma Madonna muito mais teatral, pelo menos na primeira meia hora, aquela que se apresenta em Coimbra, em comparação com o concerto de Lisboa há dois anos, com canções como “Papa don’t preach” ou “Hung up” a serem entrecortadas para respeitarem os momentos cénicos muito elaborados.

Mas essa foi apenas a primeira fase de um concerto de duas horas que, inevitavelmente, será marcado por temperaturas muito diferentes, revisitando os sucessos de sempre, mas também canções do mais recente álbum “MDNA”.

A organização esperava cerca de 40 mil pessoas, mas é possível que estejam um pouco menos, com as bancadas não totalmente cheias, nem a totalidade da zona térrea. O preço dos bilhetes, a oferta de espectáculos ou festivais de música nesta altura do ano ou o menor impacto da cantora hoje poderão ajudar a explicar o sucedido. Ao final da tarde, pelas 19h, a circulação de pessoas fazia-se sem dificuldade, longe do sucedido no mesmo local quando ali actuaram os U2.

Pelas 20h o DJ e produtor francês Martin Solveig – que produz algumas das faixas do último disco da cantora – entrou em acção, com uma selecção de impacto dançante, passando música house para grandes massas ao mesmo tempo que ia incentivando a assistência, puxando pelo nome da americana. O público, esse, foi fazendo a festa como acontece sempre nestas ocasiões, criando a famosa onda gigante futebolística nas bancadas e saltando ao som da música.

Talvez porque a Madonna do ano 2012 seja menos personalizada, as admiradoras mais empenhadas que se viam tentavam replicar a cantora ainda da era MTV, com t-shirts a aludirem ao antigo sucesso “Like a virgin”, por exemplo. Mas essencialmente aquilo que se vislumbrava era um público diverso, das mais diferentes idades, o que acaba por não espantar, ou não estivéssemos a falar de um concerto de uma cantora de 53 anos que já atravessou diversas gerações de espectadores desde que irrompeu nos anos 80.

Sugerir correcção
Comentar