"Indie Game - The Movie", os programadores transportados para os seus jogos

Aqueles que optam por fugir às malhas empresariais e criar os seus próprios videojogos (os programadores independentes) têm agora o seu documentário

Foto

"Indie Game: The Movie" estreou no passado dia 12 de Junho e retrata a vida dos programadores e designers durante o processo de criação de um videojogo independente.

É um documentário realizado pela dupla de canadianos Lisanne Pajot e James Swirsky, sobre pessoas que arriscam tudo o que têm e anos de vida na criação de jogos independentes que são também a sua forma de expressão na sociedade. Pelo caminho ficam lágrimas, suor, poupanças de uma vida e, muitas vezes, sanidade mental.

As câmaras acompanharam a vida diária de três programadores e um designer gráfico: Tommy Refenes e Edmund McMillen (criadores do jogo Super Meat Boy), Phil Fish (criador do jogo FEZ) e Jonathan Blow (criador de Braid). Nicholas Rapold, crítico do New York Times, considera que o filme, vencedor do Sundance Film Festival, “expõe de forma despida a paixão pelos pixels, revelando o suor, lágrimas e privação de sono que surgem da tentativa de conseguir a mais recente sensação do mundo dos videojogos”.

Foto

Este não é um filme para ser visto apenas pelos aficionados do mundo virtual. O autor do site Geek Tyrant garante que “é um filme obrigatório de ver por aqueles que amam a arte dos videojogos ou por aqueles que são apaixonados por outra coisa qualquer”, uma vez que, em última análise, é o testemunho de quatro pessoas apaixonadas, quase de maneira obstinada, por esta forma de arte interactiva.

É também, segundo o site IndieWire, “ a celebração do espírito artístico”. O filme dura 96 minutos e está disponível na loja do iTunes.

Foto

Numa nota publicada um dia antes do seu lançamento, a dupla realizadora do filme agradeceu àqueles que financiaram 40% do orçamento para este projecto: a comunidade dos videojogos. Através de uma plataforma de “crowdfunding”, a Kickstarter, os montantes pretendidos em duas campanhas de financiamento para esta produção foram alcançados em 48 horas, na primeira, e em menos de 24 horas, na segunda.

Atrás de quem correriam Edward McMullen e Tommy Refenes quando puseram o herói de Super Mear Boy numa aventura em busca da sua namorada, feita de ligaduras?

Sugerir correcção
Comentar