Ban Ki-moon anuncia mais de 100 projectos para duplicar renováveis até 2030

Foto
Ban Ki-moon considera a iniciativa como um poderoso modelo para o futuro Nacho Doce/Reuters

Mais de 100 governos, empresas e até bandas de música já responderam ao desafio da ONU para, até 2030, tornar os sistemas energéticos mundiais mais acessíveis, eficientes e limpos, disse Ban Ki-moon nesta quinta-feira na conferência Rio+20, que está a decorrer no Rio de Janeiro.

O secretário-geral da ONU apresentou a Energia Sustentável para Todos como um dos melhores exemplos de mobilização mundial, numa conferência criticada pela falta de vontade política.

Estratégias nacionais, financiamento e campanhas já estão no terreno em mais de 50 países – como o Gana, Quénia, Estados Unidos, Brasil, Uruguai e Moçambique – e outras tantas empresas, organizações não governamentais e bandas de música.

A iniciativa foi lançada em Setembro de 2011 e pretende, até 2030, garantir o acesso universal a serviços modernos de energia, duplicar o ritmo global de melhoria da eficiência energética e duplicar a fatia das renováveis no bolo energético mundial. Hoje, 1,3 mil milhões de pessoas não têm electricidade nas suas casas nem para trabalhar, estima a Agência Internacional de Energia.

O Gana foi um dos primeiros a assinarem esta iniciativa e já fez um plano de acção energético nacional. Os Estados Unidos prometeram dois mil milhões de dólares em empréstimos e garantias e o Brasil 4300 milhões de dólares para garantir o acesso universal à energia a nível nacional até 2014. Além disso, empresários e investidores do sector privado comprometeram-se com mais de 50 mil milhões de dólares para cumprir as metas até 2030.

A Microsoft quer ser uma empresa zero emissões de dióxido de carbono e a Renault-Nissan Alliance vai investir cerca de cinco mil milhões para comercializar veículos “limpos” a preços mais acessíveis.

Segundo a ONU, membros da banda Linkin Park lançaram uma campanha para incentivar os líderes mundiais na Rio+20 a acabar com os problemas de acesso à energia no mundo.

“Conseguir energia sustentável para todos não só é possível como também é necessário; é o fio condutor que une desenvolvimento, inclusão social e protecção do Ambiente”, disse Ban Ki-moon. “A Energia Sustentável para Todos é um poderoso modelo para o futuro.”

Sugerir correcção
Comentar