Empresa dos criadores de moda Storytailors em insolvência

Foto
Em 2010, os sócios investidores deixaram de injectar capital na empresa Rui Gaudêncio

O criador de moda João Branco é peremptório: “a Storytailors não vai acabar”. A empresa de moda apresentou um pedido de insolvência no início do ano, mas com dívidas de 150 mil euros à Segurança Social, vai traçar um novo plano de recuperação, agora com recurso aos tribunais.

Em declarações ao PÚBLICO, o criador que com Luís Sanchez fundou a marca em 2000, revela que na próxima segunda-feira vão reunir com o administrador de insolvência para, em conjunto, traçarem as linhas do plano de recuperação para viabilizar o negócio. “Os nossos investidores deixaram-nos numa situação financeira muito complicada. A gestão da empresa não era feita por nós, apesar de sermos sócios gerentes. Ou seja, temos legalmente o ónus da responsabilidade”, afirma.

Em 2010, os sócios investidores – que preferem manter o anonimato – deixaram de injectar capital, altura em que a dupla de criadores se apercebeu do volume de dívidas acumuladas desde 2008 à Segurança Social e às Finanças. Para tentar inverter a situação, assumiram a gestão das finanças da empresa, recorreram à banca e pagaram as dívidas ao fisco. “Tentámos contrair outros empréstimos e procurar novas opções de financiamento, mas devido à crise actual foi impossível. Abatemos uma parte da dívida - em grande parte devido aos resultados positivos que a empresa gerou no ano passado - mas não foi suficiente. Somos designers, não gestores”.

A estrutura da empresa foi então adaptada à nova realidade. Os 14 trabalhadores foram reduzidos para 5 e, no final do ano passado, a loja do Porto fechou portas. Além disso, o processo de internacionalização da marca parou. A Storytailors desfilava na semana de alta-costura de Paris com o apoio do Portugal Fashion e tinha pontos de venda em vários países.

“Percebemos que era uma situação financeira impossível de resolver na totalidade, mas com a ajuda de uma advogada, nova contabilidade, uma estrutura mais pequena e mantendo o nível de receita, pensámos que a conseguíamos solucionar”, conta Branco.

Contudo, as medidas não tiveram o efeito esperado. Agora, com o recurso à insolvência com recuperação, João Branco espera “renegociar a dívida, manter e fazer florescer a empresa”. A decisão final quanto à possível revitalização do negócio será tomada em assembleia de credores, agendada para Agosto. Entretanto, mantêm a loja e atelier Storytailors em Lisboa.
“O que é ingrato no meio de tudo isto é que estamos cheios de trabalho. Cresce a procura e os convites para mostrar as colecções fora de Portugal”, desabafa o criador. Acabados de chegar de Paris, onde foram os responsáveis pelo guarda-roupa da artista plástica Joana Vasconcelos, estão expectantes com os “excelentes contactos” que lá angariaram. A intenção é regressar à internacionalização, desta vez, com recurso a parcerias.

Sugerir correcção
Comentar