“Dot.com”, de Luís Galvão Teles, nomeado para Melhor Filme Europeu nos Globos de Ouro italianos

Foto
Filme português só chegou aos cinemas italianos no final do ano passado DR

A comédia “Dot.com”, do português Luís Galvão Teles, foi nomeada na categoria de Melhor Filme Europeu nos Globos de Ouro italianos. O prémio atribuído pelos críticos de cinema estrangeiros em Itália é entregue dia 3 de Julho, em Roma.

“Dot.com” concorre com o filme francês, que foi um sucesso de bilheteiras na Europa, “Amigos Improváveis” (“Les Untouchables”) de Eric Toledano e Olivier Nakache, e o vencedor dos Óscares deste ano, “O Artista”, Michel Hazanavicius.

Apesar de em Portugal ter estreado em 2007, o filme só chegou a Itália no final do ano passado, tendo sido muito bem recebido pela crítica e pelo público italiano. O La Repubblica escreveu que “Aguasaltas.com [título em Itália] é já um filme de culto”.

Em comunicado, Luís Galvão Teles disse ter ficado surpreendido com a escolha de “Dot.com” entre centenas de filmes europeus que estrearam em 2011 em Itália. “É uma escolha inesperada entre duas escolhas evidentes e um 'fenómeno' pelo menos invulgar, inesperado e extraordinário”.

Dot.com (2007), que conta no elenco com com João Tempera, Maria Adanéz, Marco Delgado, Margarida Carpinteiro, Pedro Alpiarça, Adriano Luz, José Eduardo, Isabel Abreu e André Nunes, conta a história de Águas Altas, uma pequena aldeia no interior de Portugal, que se torna um caso nacional mediático quando uma multinacional espanhola pressiona os aldeões para fechar o site da aldeia, que tem precisamente o mesmo nome de uma marca de águas que os espanhóis querem lançar no mercado.

Luís Galvão Teles, fundador da produtora Fado Filmes, prepara neste momento uma nova longa-metragem, “Gelo”, sobre o amor para além da morte. Co-produziu anteriormente “Elles”, “Jaime”, de António-Pedro Vasconcelos, e “Fados”, de Carlos Saura.

Sugerir correcção
Comentar