Rapper angolano Ikonoklasta em liberdade, sujeito a termo de identidade e residência

O rapper angolano Luaty Beirão, que foi detido em Lisboa por ter sido encontrado um pacote com cocaína na bagagem, ficou nesta terça-feira sujeito a termo de identidade e residência, após ser ouvido no tribunal, disse o seu advogado.

Luaty Beirão, mais conhecido como Ikonoklasta, foi interrogado “durante meia hora” por um juiz de instrução criminal no Campus de Justiça de Lisboa, tendo o magistrado judicial ordenado a sua saída em liberdade, ficando como arguido sujeito a termo de identidade e residência, a mais leve das medidas de coação, precisou o advogado Luís de Noronha, em declarações à agência Lusa.

“Ele está apenas obrigado a informar a autoridade judicial de qualquer mudança de residência ou ausência do país por um período superior a cinco dias”, acrescentou o causídico, que referiu que “este caso levanta sérias reservas às autoridades policiais portuguesas e há fortes indícios da não prática do crime”.

Quer o advogado quer o rapper Pedro Coquenão, que vive em Portugal e integra a mesma banda de Luaty Beirão, disseram à Lusa que a apreensão da cocaína, “cerca de um quilo”, partiu de uma denúncia, cuja origem desconhecem.

Luís de Noronha e Pedro Coquenão adiantaram que Luaty Beirão lhes reportou que “em Luanda dois funcionários do aeroporto o alertaram pessoalmente que alguém lhe mexeu na bagagem”.

Luaty Beirão -- que tem dupla nacionalidade, angolana e portuguesa - viajou na segunda-feira de Luanda para Lisboa, para iniciar a digressão do projecto musical Batida, radicado em Portugal, adiantou o rapper Pedro Coquenão.

Na segunda-feira à noite, Pedro Coquenão recebeu um telefonema de Luaty Beirão, já em Lisboa, “dizendo que tinha sido detido”, por ter sido “encontrado, na roda de bicicleta que trazia embrulhada em plástico como única bagagem, um pacote de cocaína”.

Luaty Beirão “anda só de bicicleta, costuma levar peças de cá para lá e trouxe esta para trocar”, explicou.

“Ele diz que sentiu que havia um volume estranho na roda, mas que nem teve tempo para falar com ninguém, porque foi logo chamado por dois agentes, que lhe disseram que o que estava lá dentro era um pacote de cocaína”, relatou Pedro Coquenão.

Luaty Beirão é um conhecido activista anti-governo e organizador de manifestações, apesar de filho de João Beirão, já falecido e que era muito próximo do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

O grupo Batida vai participar no Festival Internacional Rio Loco, em Toulouse (França), que começa na sexta-feira.

Sugerir correcção
Comentar