Declarações de Wolfgang Schäuble

Alemanha garante que a troika vai monitorizar a reestruturação da banca espanhola

Foto: Tobias Schwarz/ Reuters (arquivo)
Foto
Foto: Tobias Schwarz/ Reuters (arquivo)

O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, anunciou nesta segunda-feira que a troika –, constituída pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional – vai monitorizar a reestruturação da banca espanhola.

“Haverá uma troika. Será responsável por controlar com precisão o cumprimento do programa”, afirmou Schäuble em declarações à rádio pública Deutschlandfunk, dois dias depois de ter sido aprovada uma ajuda de até 100 mil milhões de euros para o resgate da banca espanhola.

Ao salientar que essa monitorização se limitará exclusivamente à reestruturação da banca espanhola, o ministro alemão observou que o sector financeiro de Espanha está a ser afectado por problemas decorrentes da bolha imobiliária e que as medidas adoptadas no sábado pelos ministros da Economia e Finanças da zona euro têm por base a experiência adquirida depois da crise imobiliária nos EUA.

“Como lição daquela crise, aconselhámos a Espanha a proporcionar aos bancos dinheiro suficiente, quer queira ou não”, disse o governante alemºao aos microfones da rádio pública.