Portugal pode voltar à escala de investimento já em 2013, diz Vitor Gaspar

O ministro das Finanças disse hoje que Portugal pode voltar à escala de investimento das agências de notação financeira já em 2013 e acrescentou que o programa de ajustamento “é incontornável” e está a restaurar a credibilidade nacional.

Falando numa intervenção no âmbito de uma reunião do Instituto Internacional de Finanças, o grupo que representa os credores privados internacionais, em Copenhaga, Vitor Gaspar disse, citado pela agência financeira Bloomberg, que está grato por Portugal poder beneficiar de ajuda externa e que o programa de ajustamento negociado com o Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia está a restaurar a credibilidade externa do país.

As reformas estruturais, disse, estão a correr num ritmo bastante rápido, e a performance das exportações é “consistentemente boa”, o mesmo acontecendo com as notícias sobre a actividade económica.

O regresso aos mercados de dívida internacionais, disse o ministro das Finanças, não precisa de acontecer antes do próximo ano, porque o programa de ajustamento protege o país dos “imprevistos dos mercados”.

Sugerir correcção
Comentar