O primeiro palco de Romeu e Julieta foi encontrado em Londres

Foram encontradas em Londres as ruínas do teatro onde estrearam obras-primas de William Shakespeare como Henrique V e Romeu e Julieta.

Fundado em 1577, o Curtain foi, segundo o diário britânico The Guardian, um dos primeiros teatros de Londres. Os especialistas do museu arqueológico da cidade identificaram, no bairro de Shoreditch, vestígios do edifício onde, há mais de 400 anos, trabalhou a primeira companhia de lord Chamberlain, a que Shakespeare estava ligado - o dramaturgo inglês assinava grande parte das peças que em cartaz.

O Curtain, sede da companhia, entre 1577 até 1597, foi desmantelado no século XVII e a sua localização precisa perdeu-se. Diz a tradição popular que o actor e director James Burbage se desentendeu com o proprietário e, em consequência disso, a companhia se armou de malas e bagagens, mudando-se para o outro lado do Tamisa, onde fundou o famoso Globe, que ainda hoje existe.

Agora que foi encontrado, as promessas de reabilitação do Curtain já começaram. A empresa proprietária dos terrenos onde o teatro foi encontrado, a Plough Yard Developments, manifestou o desejo de trabalhar com o Museu Arqueológico de Londres para recuperar o espaço. À AFP, o director da Royal Shakespeare Company, Michael Boyd, disse que a descoberta era “inspiradora” e acrescentou que um dos seus maiores desejos era “ tocar o barro e as pedras para sentir o espaço onde algumas das primeiras obras de Shakespeare causaram tanto impacto”.

Sugerir correcção
Comentar