Desemprego jovem cresce sete décimas e já está nos 36,6%

Em um ano o desemprego entre os jovens com menos de 25 anos cresceu mais de oito pontos percentuais. Taxa geral também sofreu ligeiro aumento e situa-se nos 15,2%

Foto
Eurostat regista uma tendência de forte subida do desemprego há pelo menos um ano Adriano Miranda

O desemprego jovem voltou a crescer e está agora nos 36,6%. É um crescimento de sete décimas em relação ao mês de Março, quando o Eurostat situou a taxa de desemprego entre os jovens com menos de 25 anos nos 35,9%.

Este novo valor é mais de oito pontos percentuais superior ao registado há um ano atrás, quando o desemprego se situava nos 28,5%.

Também a taxa geral sofreu um crescimento e situa-se agora nos 15,2%, uma décima acima do registado em Março, anunciou a autoridade estatística europeia.

O Eurostat regista uma tendência de forte subida do desemprego há pelo menos um ano e os valores para o mês de Abril ficam acima dos mais recentes dados do INE, que divulga estatísticas trimestralmente. Para a entidade portuguesa, entre Janeiro e Março a taxa de desemprego jovem estava nos 36,2% e a taxa de desemprego geral nos 14,9%.

O nível de desemprego em Portugal em Abril foi o terceiro maior da zona euro e da UE (onde foi igual ao da Letónia), atrás da Espanha e da Grécia, que registaram, em Fevereiro, taxas de 24,3% e 21,7%, respectivamente. 

Na zona euro há agora 17,4 milhões de pessoas sem emprego, um novo recorde. Segundo as previsões do Governo português é de esperar que o desemprego continue a crescer pelo menos até ao final deste ano. 

Sugerir correcção
Comentar