Tem estilo viver saudável

Doze estudantes atletas de alta competição dão a cara pelo ComSUMOS Académicos  e demonstram que “É fruto de uma Vida Saudável” que se vence!

ComSUMOS Académicos
Fotogaleria
ComSUMOS Académicos
ComSUMOS Académicos
Fotogaleria
ComSUMOS Académicos

O mês de Maio devolve-nos o som e termina com um ano mais ou menos insano quanto à metereologia. Mas este mês, para os mais jovens, é mais conhecido pelas festividades académicas.

É em Maio que milhares de jovens celebram dos momentos mais belos que recordarão nas suas vidas: ser estudante!

Músicas que falam dos amores, das aulas, dos professores, do dia-a-dia, das loucuras, e das festas, do sucesso e do insucesso são banda sonora de festividades, que sempre são marcadas por muita celebração e euforia, e como sempre, e na vida de (quase) toda a gente, tais momentos são parte integrante da nossa condição de ser, de sentir; são razão de felicidade.

Mas muitas vezes, estas festividades, de cor, alegria, entusiasmo, inspiração, tão bonitas pela expectativa e pelo orgulho de ultrapassar mais uma etapa, acabam por ficar associadas ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que muitas vezes, sem razão, verdade, ou sentido, mancham esse mesmo colorido!

Mas este ano as associações académicas e de estudantes resolveram dotar os jovens de estilo: um estilo de vida saudável.

O ComSUMOS Académicos trata-se de um projeto de responsabilidade social do Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e das organizações de estudantes do Ensino Superior (AACoimbra, AALisboa, AAUAveiro, AAUMinho, ANEstudantesMedicina, a FADesportoUniversitário, FAPorto e a FNAEEnsinoSuperiorPolitécnico), na área dos estilos de vida saudáveis, especificamente na área da prevenção do consumo nocivo de álcool e promoção do desporto e exercício físico no Ensino Superior.

Foi desta forma que 12 estudantes atletas de alta competição dão a cara pelo projecto e demonstram que “É fruto de uma Vida Saudável” que se vence!

Esta atitude demonstra a enorme responsabilidade ao nível da prevenção para a saúde juvenil que estas organizações de juventude têm, e que muitas vezes não são reconhecidas de acordo com o seu enorme valor, não apenas politico, social e juvenil, mas também, e muito, económico e fiscal (basta considerar o impacto na economia local que estas organizações, em especial durante estas iniciativas académicas, com milhares de empregos, trocas comerciais e dinâmicas culturais que lhe estão adjacentes).

Acredito que o sucesso que o ComSumos Académicos tem vindo a ter se deve em muito a uma nova consciência social que caracteriza as novas lideranças académicas, que se sentiram comprometidas com um projecto que não procura ser paternalista ou hipócrita quanto ao consumo de bebidas alcoólicas por parte dos jovens, que sempre existiu e sempre existirá. Mas que procura sensibilizar os jovens para este fenómeno, procurando combater o impacto negativo que tais consumos  tem nas suas vidas, e quem muitas vezes conduz à morte, seja por patologias associadas a estes consumos ou por sinistros rodoviários sob o efeito destas substancias.

Num futuro próximo, ter estilo será viver uma vida saudável e acautelar o presente e o futuro das novas gerações construir-se-á com iniciativas como esta, para a qual lideranças despertas e embaixadores do projecto, como os atletas que nos acompanham, mudarão, para melhor, a vida de muitos jovens.

Afinal, o segredo, é fruto de uma vida saudável.

Sugerir correcção
Comentar