Festival Internacional de Teatro de Língua Portuguesa cancelado por falta de apoio

A quinta edição do Festival Internacional de Teatro de Língua Portuguesa (Festlip) foi cancelada este ano por falta de apoio financeiro, informou a direcção da empresa brasileira responsável pelo evento.

“Lamentamos os impactos causados a todos os artistas participantes, profissionais e parceiros envolvidos na programação do Festlip e agradecemos o empenho em toda a pré-produção”, diz a nota assinada pela organizadora do certame, Tânia Pires.

O festival, que ocorre anualmente desde 2008, estava previsto para entre 18 e 29 de Julho deste ano, no Rio de Janeiro.

De acordo com os responsáveis, o fim da colaboração por parte do Ministério da Cultura e da Funarte foi o que impossibilitou sua realização. O cancelamento da parceria ocorreu há dois anos.

Os demais patrocinadores: Oi Futuro, Caixa Cultural e Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro mantiveram a colaboração.

Segundo os organizadores, a quinta edição foi adiada para o ano de 2013, com todos os grupos seleccionados para este ano automaticamente escolhidos para se apresentarem no próximo ano.

O Festlip tem como objectivo divulgar a produção teatral dos países lusófonos com exibição de peças de Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, com entrada gratuita.

No ano passado, o festival homenageou Cabo Verde, representado pelo grupo cabo-verdiano Raiz di Polon, enquanto na edição deste ano a previsão era prestar uma homenagem ao dramaturgo angolano José Mena Abrantes.

Nas suas quatro edições anteriores, passaram pelo Festlip 52 companhias, 420 atores e 20 grupos musicais. No último certame, o público atingiu um recorde de 30 mil espectadores.

Sugerir correcção
Comentar