Carlos Martins dispensado, Hugo Viana é o substituto

Foto
Hugo Viana vai juntar-se à selecção, em Óbidos Foto: Nacho Doce/Reuters

Carlos Martins foi dispensado da selecção e vai ser substituído por Hugo Viana, confirmou o PÚBLICO.

O médio dos espanhóis do Granada sofreu recentemente "uma lesão muscular" que o impossibilita de estar presente no Euro 2012, disse ao PÚBLICO Onofre Costa, assessor de imprensa da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O jogador foi já dispensado dos trabalhos da selecção, que decorrem desde segunda-feira em Óbidos.

De acordo com o boletim clínico da FPF, Carlos Martins tinha realizado na terça-feira uma ressonância magnética, depois de nos últimos dois dias ter efectuado treino condicionado e individualizado de recuperação.

Neste ano de empréstimo ao Granada, Carlos Martins, médio de 30 anos dos quadros do Benfica, foi uma peça importante na luta do emblema espanhol pela fuga à despromoção. A convocatória para o Euro 2012 permitiria a sua estreia em fases finais de Europeus, um voto de confiança dado por Paulo Bento, que teve no médio uma das peças fundamentais nos primeiros jogos à frente da selecção.

O jogador está no centro das atenções mediáticas também devido à doença diagnosticada ao seu filho Gustavo, de três anos. A criança, que sofre de aplasia medular, vai ser submetida a um transplante de células da medula óssea no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa.

Viana chamado à última hora pela segunda vez

Esta é a segunda vez que Hugo Viana, 29 anos, é chamado à última hora para a fase final de uma grande competição de selecções. No Mundial 2002, o actual médio do Sporting de Braga substituiu Daniel Kennedy, que acusou positivo num controlo anti-doping.

A primeira internacionalização de Viana pela selecção principal foi em Novembro de 2001, num jogo particular frente à selecção de Angola. Para além do Mundial 2002, na Coreia do Sul e no Japão, Viana foi também convocado para os Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas (Grécia), e para o Mundial 2006, na Alemanha.

Desconhece-se, para já, quando é que Hugo Viana vai integrar o grupo que está a preparar o Europeu da Polónia e da Ucrânia, que se disputa entre 8 de Junho e 1 de Julho. O médio fazia parte da lista de oito jogadores de prevenção.

O médio que não cabia no sistema de Paulo Bento

No dia em que anunciou os 23 convocados para o Euro 2012, a 14 de Maio, Paulo Bento explicou que Hugo Viana não fazia parte deste grupo porque não cabia no sistema de jogo que delineava para a selecção.

"Penso que já expliquei essa questão, que já me tinha sido colocada em anteriores convocatórias. Na convocatória final estão presentes cinco médios que estiveram connosco durante todo o processo e juntámos um, o Custódio, com características diferentes de todos os outros", explicou, na altura, Paulo Bento.

No Grupo B do Euro 2012, Portugal vai defrontar as selecções da Alemanha, da Holanda e da Dinamarca. Portugal tem o seu primeiro desafio no dia 9 de Junho, frente à Alemanha. Seguem-se o embate com a Dinamarca, no dia 13, e o duelo contra a Holanda, dia 17.

Notícia actualizada às 11h18
Sugerir correcção
Comentar