Montpellier é campeão de França pela primeira vez

Foto
Ukata, o autor dos golos da vitória do Montpellier Foto: Jeff Pachoud/AFP

O Montpellier sagrou-se pela primeira vez campeão francês ao vencer em Auxerre por 1-2, quando a equipa necessitava apenas de um ponto para conquistar o título.

Dois golos do nigeriano Utaka resolveram a partida, que chegou a estar duas vezes interrompida (devido ao lançamento de petardos por parte dos adeptos do Auxerre), e o campeonato

O Montpellier, porém, ainda esteve alguns minutos com o campeonato perdido. A equipa precisava de um ponto, mas, aos 20’, um golo de O. Kapo colocou-a a perder, o que entregava o título ao PSG, que nesse mesmo momento estava empatado a zero em Lorient.

Mas os jogadores do clube da capital francesa tiveram pouco tempo com o estatuto de campeões. Aos 28’, K. Monnet-Paquet colocou o Lorient a vencer e devolveu a vantagem aos líderes da tabela. Uma vantagem reforçada quando Saihi se escapou pela direita e serviu Utaka que, aos 32’, empatou o jogo para o Montpellier.

Em Lorient, na segunda parte Pastore empatou o jogo para o PSG e voltou a colocar pressão sobre o Montpellier que, no caso de sofrer um golo, poderia perder a liderança e o campeonato. O PSG conseguiu (75’) ainda passar para a frente do marcador com um golo de T. Motta. Mas foi insuficiente porque o seu adversário directo não só empatou, como chegou à vitória com novo e grande golo de Utaka. França tem um campeão inédito, um clube que até hoje apenas tinha conquistado duas Taças de França e uma Intertoto da UEFA.

Nos restantes jogos, Lisandro Lopez marcou para o Lyon, mas a sua equipa perdeu em casa frente ao Nice 3-4. A estrela da prova E. Hazard continuou a brilhar e ontem fez três golos na vitória de 4-1 sobre o Nancy. Trata-se de um dos jogadores que pode fazer mexer o mercado no Verão, mas que não impediu a sua equipa, campeã, de ficar apenas no terceiro lugar. M.M.

Sugerir correcção
Comentar