Maria de Medeiros: um filme de cinco minutos na Bastilha

"Mon 6 Mai" regista a viagem de Maria de Medeiros de metro entre a sua casa e a simbólica Praça da Bastilha, onde se concentrou a festa popular de celebração da mudança política em França

Foto
Adriano Miranda

Maria de Medeiros também esteve na Praça da Bastilha a comemorar a vitória de François Hollande na eleição presidencial em França.

A actriz, realizadora e cantora portuguesa radicada em Paris fez questão de registar esse momento festivo para a França – e para grande parte da Europa, também – através de um pequeno filme de cinco minutos, a que chamou "Mon 6 Mai" ("O Meu 6 de Maio"), e que depois enviou aos amigos e disponibilizou também na internet.

“Foi só uma maneira subjectiva de retratar uma data que me parece importante”, diz ao Ípsilon a realizadora de "Capitães de Abril", recordando, de resto, que adora “estas formas curtas de cinema”, que tem praticado desde o início da sua carreira e em paralelo com a actividade de actriz e de intérprete de canções.

"Mon 6 Mai" regista a viagem de Maria de Medeiros de metro entre a sua casa e a simbólica Praça da Bastilha, onde se concentrou a festa popular de celebração da mudança política em França.

Vêem-se os rostos e os sorrisos largos dos parisienses a felicitarem-se pela eleição de Hollande, mas também pela partida de Sarkozy.

Tudo acompanhado com a canção "Le jour se leve", interpretada pela própria Maria de Medeiros, com a colaboração do guitarrista e compositor sevilhano Raimundo Amador.

“Pode ser que haja mais filmes destes”, admite a actriz e cineasta, que em 2003 fez uma longa-metragem reunindo várias pequenas entrevistas a realizadores, actores e críticos que foi encontrando no Festival de Cinema de Cannes, a que deu o título "Je t’aime... moi non plus: Artistes et Critiques". 

Sugerir correcção
Comentar