McDonald’s tem planos para investir 15 milhões em Portugal

Foto
Mário Barbosa, director-geral da McDonald's, lamenta a subida do IVA na restauração Ricardo Jorge Carvalho/Arquivo

Cadeia de restauração rápida abre três restaurantes e remodela 17 lojas até ao final do ano.

A McDonald’s vai investir 15 milhões de euros até final do ano na construção de três novos restaurantes e na remodelação de 17 lojas que detém em todo o país. Mário Barbosa, director-geral da empresa em Portugal, disse à Lusa que em 2011 o investimento da cadeia norte-americana somou 25 milhões de euros. Em 2012, e apesar do nível de investimento ter descido, mantém a intenção de abrir novos restaurantes.

Portugal “é um mercado forte em que continuamos a acreditar e, por isso, temos confiança para avançar com novos investimentos”, disse o gestor. Contudo, Mário Barbosa lamentou a “severa penalização” que constitui o aumento do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) ma restauração de 12 para 23%. O director-geral da McDonald’s sublinhou que o “incremento fortíssimo” do IVA leva as empresas a perderem vendas líquidas e a terem dificuldades em expandirem negócio e contratar mais trabalhadores, já que não podem repercutir a subida do imposto no consumidor final.

Os três novos restaurantes vão empregar 150 pessoas. A cadeia de fast food empregava 6300 trabalhadores em 2011, ano em que facturou 295 milhões de euros (uma subida de 1,5% em comparação com 2010).

Quando chegou a Portugal em 1991 todos os seus fornecedores eram internacionais. Hoje tem 35 fornecedores locais que representaram, em 2011, 28,5% do volume total de compras. Em Junho, a multinacional vai estar na pela primeira vez na Feira Internacional de Agricultura, em Santarém, com um ‘stand’ próprio onde os fornecedores nacionais estarão também presentes.

A cadeia norte-americana tem 135 restaurantes em Portugal, 80% dos quais em regime de franchising.

Sugerir correcção
Comentar