Fotogaleria
Dia Internacional dos museus foi instituído em 1977 Enric Vives-Rubio
Fotogaleria
Iniciativas vão ser importantes para formar novos públicos, acredita Elísio Summavielle Hugo Delgado

Dia dos Museus: mais de 700 iniciativas para conquistar público jovem

No dia 18 de Maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus. Em Portugal, há visitas guiadas, espectáculos, palestras, maratonas de leitura e atelieres para crianças. Tudo gratuito

Visitas guiadas, espectáculos, palestras, maratonas de leitura e atelieres para crianças vão animar museus de todo o país, para celebrar o Dia Internacional dos Museus, a 18 de Maio, na sexta-feira.

Ao todo, são mais de 700 iniciativas para museus de todo o país, que, acredita o director-geral do Património Cultural (DGPS), Elísio Summavielle, "vão ser importantes para formar novos públicos". "Com estas iniciativas queremos sobretudo conquistar os mais jovens para os museus e o património que acolhem", afirmou. 

Instituído em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), o Dia Internacional dos Museus, com entrada gratuita nestes espaços, tem como objectivo sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. No sábado, 19 de Maio, celebra-se a Noite dos Museus, iniciativa lançada em 2005, em França, e à qual Portugal também aderiu, a nível institucional através do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC).

Adaptação às "mudanças globais"

Este ano, o Dia dos Museus tem como tema “Museus num mundo em mudança: Novos desafios, novas inspirações”, desafiando todos os espaços a adaptarem-se com criatividade às mudanças globais. Além das visitas guiadas a exposições e a locais habitualmente fechados ao público, os 28 museus e cinco palácios nacionais, dispersos pelo país, assim como os da Rede Portuguesa de Museus vão apresentar espectáculos de música, teatro, dança, palestras e atelieres para crianças.

No dia 18 de Maio, sexta-feira, e no dia 19 de Maio, sábado, os museus e palácios do IMC estarão abertos gratuitamente - no dia 18, entre as 10h00 e as 18h00; no dia 19, a partir das 18h00, até por volta das 24h00 -, oferecendo aos visitantes um conjunto de iniciativas muito diversificadas.

Em Lisboa, na sexta-feira, o Museu dos Coches realiza, a partir das 10h00, os tradicionais passeios de carruagens puxadas por cavalos até ao Mosteiro dos Jerónimos. Na Noite dos Museus, a partir das 18h30, fará ainda uma projecção em forma de visita virtual que documenta a evolução do novo museu, em construção a algumas centenas de metros, e que deverá abrir no final de 2013. No Museu de Arte Popular haverá uma demonstração de robótica, o Museu da Música falará sobre a música portuguesa, em 57 minutos, e o Museu Nacional de Arqueologia realiza atelieres sobre joias.

No Porto, o Museu Nacional Soares dos Reis celebra a data com uma actuação do grupo de Artes Circenses da Escola de Miragaia, seguida de oficina, e, na Noite dos Museus, promove vários concertos, um deles pelo Ensemble Vocal Capella Duriensis, dirigido pelo maestro Jonathan Ayerst.

No Parlamento também se celebra

No Alentejo, o Museu de Évora celebra a data no sábado com um concerto pelo Coral de Évora e o Coro da Ordem dos Engenheiros de Lisboa, e com a inauguração da exposição “Desenhos de Joaquim Bravo - Coleção do Museu de Évora”. No Algarve, no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, o sábado é celebrado com a apresentação pública do Projecto “Casas com História”. Também a Associação Portuguesa de Museologia (APOM) vai desenvolver várias acções com a Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República, no sentido de sensibilizar todo o parlamento para o património cultural.

Fonte da direcção da APOM disse à agência Lusa que, no dia 18 de Maio, os computadores dos deputados e os écrans disponíveis nas áreas públicas do parlamento vão exibir um filme sobre os museus portugueses distinguidos nos últimos anos pela entidade. Ao longo da semana, os deputados irão visitar alguns destes espaços, em Lisboa, nomeadamente o Museu Geológico, o Museu da Farmácia, o Museu de São Roque e o Museu do Carmo.